Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 5ª edição do programa Speed Lab. A iniciativa, promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem o intuito de criar startups de Base Tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação até o ingresso no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de outubro por meio deste link.
O programa de pré-aceleração terá início em 19 de outubro e visa desenvolver as startups através de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias com empreendedores renomados do mercado e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes. Os encontros serão virtuais e ocorrerão às segundas e quintas-feiras, das 16h às 18h. Podem participar do processo seletivo grupos de duas a quatro pessoas, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia do papel e se capacitarem para empreenderem em uma startup.
Cerca de 60 startups já participaram das cinco edições do programa. Entre elas, foram desenvolvidas soluções tecnológicas na área da saúde, transporte ferroviário, educação, impacto social, finanças e dentre outras. Para o gerente do Setor Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, os principais benefícios da participação no Speed Lab são as oportunidades de validar o perfil do cliente e a solução, de definir o modelo de negócio e de construir o produto mínimo viável (MVP) com apoio dos facilitadores do programa, da equipe do Critt e dos mentores externos. “As equipes participantes se diferenciam justamente porque são acompanhadas de perto e utilizam metodologias já consagradas para desenvolver a primeira versão do produto”, afirma.
Fases do programa
Na primeira fase é feito um planejamento de validação do problema e o perfil do cliente, com o intuito de desenvolver as soluções propostas pelas equipes. Ao final da 1ª etapa, as equipes realizam um pitch para uma banca avaliadora que selecionará as startups que irão para a 2ª fase.
Após esse primeiro processo, as equipes começarão a desenvolver o MVP e iniciar a captação de clientes. Nesta fase, os participantes irão elaborar pontos de estratégia a partir de ferramentas como Canvas, organizar definições contratuais da equipe, desenvolver plano de marketing, realizar planejamento estratégico e estudo de viabilidade financeira. Ao final, as empresas selecionadas irão expor as ideias elaboradas durante o programa para investidores e parceiros em um evento dedicado à apresentação de projetos, o Speed Day.
Veja também:
Inscreva-se para a próxima edição do Speed Lab
Outras informações: