Uma ideia na cabeça e 54 horas para transformá-la em um negócio viável. Esse é o conceito do Startup Weekend – evento idealizado pelo Google que chega à cidade, com apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt) e Latitude 21 – Parque Científico e Tecnológico. Nesta segunda edição, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março, a Universidade vai sediar o que pode ser considerada uma maratona para estimular o empreendedorismo.
Organizado por voluntários, o evento reúne estudantes, investidores, empreendedores e profissionais experientes – chamados de mentores. O objetivo é transformar ideias inovadoras em startups de sucesso, por isso o evento é aberto a quem se interessar. As inscrições podem ser realizadas através do site (www.up.co/communities/brazil/juiz-de-fora/startup-weekend/5463), até 19 de março.
A programação do Startup Weekend tem início às 18h30 de sexta-feira, quando é realizado o credenciamento. O primeiro dia é dedicado ao lançamento das ideias e as mais bem votadas seguem em frente. As equipes então se formam, de acordo com a afinidade dos participantes com relação às propostas apresentadas.
A partir daí, ao longo de todo o sábado e domingo, as equipes trabalham na validação de suas hipóteses e no desenvolvimento dos projetos. Toda a metodologia de trabalho é baseada em ferramentas que dinamizam o desenvolvimento dos modelos de negócios. Neste modelo, as equipes contam com mentorias de empreendedores e profissionais que, por meio de suas experiências, indicam quais os melhores caminhos a serem trilhados. No final de domingo, os projetos são apresentados e uma comissão julgadora avalia os três melhores.
Para Fellipe Araujo, organizador do evento, a ideia é fomentar o ecosssistema de empreendedorismo e inovação na cidade. “Por ser uma cidade universitária, várias ideias podem surgir e se transformar em sucesso. Trazer para Juiz de Fora um evento mundial e realizá-lo dentro da UFJF nos aproxima ainda mais do Critt e do Parque Tecnológico – um caminho natural e necessário para fomentar o empreendedorismo na Zona da Mata.”
Segundo a diretora do Critt, Nádia Raposo, a Universidade tem também o papel de incentivar atividades que estimulem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo na região. “Em 2014, apoiamos a realização do evento e nesta segunda edição conseguimos trazer para o campus essa verdadeira maratona do empreendedorismo.”
“Em 2014, apoiamos a realização do evento e nesta segunda edição conseguimos trazer para o campus essa verdadeira maratona do empreendedorismo.”
O evento será realizado no Anfiteatro da Engenharia – Campus Universitário.
Outras informações: www.up.co/communities/brazil/juiz-de-fora/startup-weekend/5463
Facebook: www.facebook.com/events/1579557805615489