Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos (à direita) durante congresso da Anprotec, ao lado de Leonardo Frossard, do Partec/UFJF, e Marcos Suassuna, da Anprotec (Foto: Arquivo pessoal)

Atuando há 27 anos na oferta de serviços para apoiar o desenvolvimento tecnológico, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF passa a contar com a certificação Cerne 1, o que irá incentivar ainda mais o empreendedorismo e a inovação local e regional. O certificado foi entregue durante solenidade na 32ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em Salvador, em dezembro. 

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), desenvolvido e mantido pelo Sebrae Nacional e a Anprotec, é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados dos ambientes de inovação (incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, dentre outros) de diferentes setores de atuação. 

A partir de um modelo de referência, iniciativas de diferentes áreas e tamanhos podem adotar processos para melhorar seus resultados e consequentemente proporcionar maior chance de sucesso às empresas. A aprovação se deu por meio de uma banca de efetividade conduzida pela entidade certificadora, representantes do Sebrae, Anprotec e do próprio Critt, bem como empresários incubados e graduados. 

A certificação possui quatro níveis crescentes de maturidade: Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4. “Para conseguirmos a certificação, a incubadora do Critt passou por um massivo processo de avaliação, através de auditoria externa, a fim de garantir que as práticas de gestão adotadas estavam de acordo com as estipuladas no Cerne”, informa o gerente de empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves. 

“A certificação à Incubadora de Base Tecnológica é uma conquista do Critt, na medida em que consolida nossas atividades de apoio a empreendimento inovadores, bem como habilita o Centro a pleitear os principais editais de captação de recursos públicos, e atesta a qualidade dos nossos serviços.”

Sobre o Critt

O Critt oferece à sociedade diversos serviços por meio dos setores de Empreendedorismo, NIT e Treinamento. O setor do empreendedorismo atua junto a empreendedores, startups e empresas ajudando a desenvolver negócios inovadores, além de oferecer programas de pré e pós-incubação de negócios. Já o NIT desenvolve ações para depósitos de patentes, registros de marcas e outras formas de proteção; além de possibilitar que laboratórios da UFJF e equipes técnicas possam fazer parcerias com empresas e inventores. O setor do treinamento oferece à sociedade cursos, workshops e treinamentos voltados para diversas temáticas.

Atualmente, a incubadora do Critt possui 11 empresas incubadas. Neste ano, o programa de pré-incubação SpeedLab teve duas edições, impactando 77 participantes e 14 startups concluintes. Outro programa que se destacou foi o AdasTech, de incentivo ao empreendedorismo feminino com resultado de 31 participantes e 16 startups.

Outras informações: ufjf.br/critt