Diante da suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cerca de 70 alunos da Faculdade de Medicina colam grau, remotamente, nesta sexta-feira, 24, às 9h. A decisão foi tomada pelo Conselho de Graduação (Congrad), após os estudantes entrarem com um pedido solicitando a realização remota da solenidade.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, após os estudantes entrarem com uma solicitação de reconsideração para o pedido da solenidade remota, foram considerados o novo cenário do quadro epidemiológico no Brasil e as falas do corpo docente e do segmento estudantil. Em reunião virtual, o Congrad votou favoravelmente à realização da celebração..
“O tema foi rediscutido e percebemos que houve uma mudança em todo o cenário e surgiram novos argumentos. Essa solicitação de reconsideração veio para fazer com que o processo fluísse. Após a análise e comentário realizado pela parecerista do processo, a votação aconteceu e foi favorável a deliberação”, explica Maria Carmen.
A pró-reitora ainda destaca que essa reconsideração de decisão, assim como toda a condução do processo, teve deliberações muito corretas, em que as situações foram sendo avaliadas ao longo do tempo. “Esses estudantes que ficaram aguardando para colarem grau tiveram a oportunidade de aprofundar muito o conhecimento daquilo que, talvez, estivesse em falta para eles. Atualmente, temos uma profusão de informações para os profissionais de saúde, que com certeza, influíram para a tomada dessa decisão. Neste momento, desejo que todos tenham muito sucesso na carreira. O modo como eles passaram a lidar com essa e outras situações apontam para um amadurecimento profissional.”
Organização
A Diretoria de Imagem Institucional, por meio da equipe de Cerimonial e com o suporte do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e da Central de Atendimento (CAT), preparou a celebração nos mesmos moldes já feitos na formatura de Medicina do campus de Governador Valadares. Segundo o diretor de Imagem Institucional, Marcio de Oliveira Guerra, mesmo sendo realizada virtualmente, a cerimônia tem sido preparada com muito carinho por ser um momento importante para os futuros médicos e médicas. “Esperamos que nesse período de pandemia essas solenidades se repitam sem perder a importância do momento desse rito de passagem.”
De acordo com a coordenadora da equipe de Cerimonial, Ana Paula Dutra, a organização da cerimônia on-line está sendo feita para atender a demanda estudantil e oferecer aos formandos, dentro das condições de funcionalidade da UFJF, uma solenidade com características similares às que acontecem presencialmente. “Os alunos foram orientados sobre os procedimentos e estamos acrescentando participações que não acontecem no evento presencial para que se sintam privilegiados. O juramento, por exemplo, será feito por um aluno escolhido previamente, mas todos os outros farão separadamente aos serem nomeados pelo mestre de cerimônia.”
Ana Paula acrescenta que esses pequenos ajustes na organização são feitos para que os estudantes se sintam mais felizes em um momento tão importante da vida acadêmica, mesmo que seja realizado de forma limitada e remota. “O evento também conta com a participação do reitor Marcus David, com o mestre de cerimônias, o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, além de possuir todo o suporte técnico da equipe de Cerimonial, da CAT, do CGCO e, principalmente, deve contar com a alegria dos formandos.”
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF