A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta, 30, prolongou o prazo de concessão de suas bolsas de mestrado e doutorado ativas por três meses a partir do tempo total original de vigência da bolsa. A ordem também exclui a variável “tempo de titulação” em indicadores relativos à avaliação dos programas de pós-graduação no quadriênio 2017-2020. A decisão foi tomada devido às restrições causadas pelo isolamento social recomendando em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com o documento assinado pelo presidente da Capes, Benedito Aguiar Neto, a prorrogação deve acontecer quando há cancelamento ou adiamento de atividades presenciais necessárias para o desenvolvimento do curso e que não possam ser substituídas por ensino à distância, como atividades laboratoriais, de campo e coletas de dados. As restrições de acesso às instalações necessárias ao desenvolvimento das atividades e outras situações que possam impor dificuldades aos mestrandos e doutorandos também justificam o aumento do tempo de recebimento do subsídio.

A portaria define que a prorrogação só pode ser aplicada em bolsas em vigor atualmente ou que forem concedidas durante o período de restrições relacionados à pandemia de Covid-19. A publicação ainda orienta que os programas de pós-graduação adiem, excepcionalmente, o prazo máximo regulamentar de conclusão dos cursos.

De acordo com a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, serão promovidas as extensões das bolsas de acordo com os interesses dos próprios bolsistas e dos coordenadores. “As medidas oferecem maior tranquilidade a nós e aos alunos. Eles tiveram suas atividades presenciais suspensas, suas pesquisas, muitas vezes, foram prejudicadas por não poderem usar as instalações necessárias para a realização de suas atividades ou de encontros presenciais com seus orientadores e colegas para a discussão adequada sobre seus projetos de pesquisa. Assim, terão uma maior facilidade para condução de suas pesquisas até o resultado final da melhor forma possível.”