tv nupes

TV ouve pesquisadores com trabalhos voltados para espiritualidade

Com o desafio de criar videos curtos, objetivos e acessíveis, mas não superficiais, sobre espiritualidade e ciência, a TV Nupes, do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Faculdade de Medicina da UFJF, completa dois anos de existência neste mês, alcançando mais de 116 mil visualizações, em mais de 150 países.

Lançada em 10 de maio de 2014 e somando 113 vídeos disponibilizados no Youtube, a TV Nupes é sucesso em diversos cantos do mundo, além, claro, do Brasil. Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Canadá, Alemanha e França são os países com mais espectadores depois do Brasil.

Veja o vídeo mais assistido do canal: Sociologia e religião: visões de Weber, Marx e Durkheim”

Para Alexander Moreira-Almeida, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e idealizador do canal, a TV Nupes tem um grande trunfo ao “desmistificar o conceito geral da população, no qual religiosos extremos negam fatos científicos em debates com pesquisadores, que, por sua vez, rebatem com agressividade, e mostrar o que realmente acontece no mundo acadêmico acerca do debate entre ciência e espiritualidade, fugindo dos extremos”.

Outro ponto importante levantado pelo professor é a missão do canal de “traduzir” conceitos estritamente acadêmicos, fazendo com que o conhecimento possa ser transmitido à população de maneira mais simplificada: “Há informações, mas, com formas muito acadêmicas, não estavam chegando à população. Com base nisso e dentro do papel do núcleo de gerar conhecimento novo, inserção social, e de levar informações relevantes para fora dos muros da universidade sobre o que há de melhor a respeito de ciência e espiritualidade, evitando extremos, buscamos refletir o debate atual na área, justamente pela falta de acesso e carência de informações.” Alexander destaca o fato de que “as pessoas têm muito interesse em entender a espiritualidade, uma grande sede nesse sentido, e muitas vezes (o tema) não é abordado de um modo mais equilibrado e rigoroso.”

A TV Nupes apresenta pessoas das mais diferentes formações acadêmicas e formas de pensar, com diversos trabalhos acadêmicos produzidos em cada área a ser tratada e já foi tema de uma reportagem do programa da TV Globo ‘Profissão Repórter’, que buscou mostrar o funcionamento das filmagens.

A TV Nupes publica semanalmente um novo vídeo (entre sexta e sábado).

Conheça a TV Nupes neste link