Alunos de escolas públicas tiveram a oportunidade de colocar em prática, nos laboratórios do ICE, os conhecimentos aprendidos em sala de aula (Foto: Alice Coêlho)

Com o objetivo de criar um espaço para que alunos da licenciatura em Química possam planejar e aplicar aulas, a disciplina “Experimentação no Ensino de Química” abre as portas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o ensino básico da rede pública do município. Ao longo do semestre, as turmas da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, do bairro Benfica, e da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes, do bairro Teixeiras, poderão colocar seus conhecimentos em prática dentro dos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas (ICE). A disciplina completa dez anos de implantação em 2019. 

Cada uma das aulas contém um tema diferente e é organizada por uma dupla de alunos da licenciatura. O professor que ministra a disciplina, José Guilherme da Silva Lopes, explica que o interesse da ementa reside no método conhecido como ensino por investigação, que visa o envolvimento dos alunos com investigações científicas, utilizando os resultados para obter respostas e explicações teóricas.”É uma abordagem de ensino e aprendizagem que tem sido bastante importante na área do ensino de ciências no mundo todo e nós temos tentado trazer essa perspectiva para a licenciatura”, avalia. O discente William da Silva Martini reforça que a oportunidade é enriquecedora para o futuro profissional. “É nossa chance de conviver com os alunos e de vivenciar a experiência da sala de aula.”

“A iniciativa é muito importante, porque os alunos voltam para a escola muito empolgados. A diferença é perceptível”, afirma a professora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Monique Araújo. Na manhã desta terça-feira, 12, ela acompanhou a visita da turma do segundo ano do Ensino Médio ao laboratório. Foram abordadas questões como reações químicas, ácidos, bases e substâncias que podem ser usadas para adulterar o leite. “A faculdade é uma fase muito determinante e essa visita nos ajuda a decidir o que queremos fazer”, afirma o representante do grêmio estudantil da escola, Lucas Marçal. 

Além dos experimentos, a turma ainda teve a oportunidade de conhecer diversos espaços da Universidade, como o Laboratório de Química Orgânica Sintética, o Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem) e o Grupo de Estudos em Educação Química (Foto: Alice Coêlho)

Além dos experimentos, a turma ainda teve a oportunidade de conhecer diversos espaços da Universidade, como o Laboratório de Química Orgânica Sintética, o Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem) e o Grupo de Estudos em Educação Química. Ao longo da visita, foram apresentadas as diversas oportunidades acadêmicas e profissionais que o curso oferece. Os estudantes também puderam entrar em contato com diversas pesquisas e projetos desenvolvidos na instituição, como uma tabela periódica em braille e um jogo de cartas que ensina ligações químicas. 

Escolas interessadas em participar da disciplina podem entrar em contato com o Departamento de Química através do telefone:  (32) 2102 – 3310.