Não faltarão opções de cultura, arte e brincadeiras para celebrar o Dia das Crianças na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A 1ª Feira do Livro de JF (Flijuf) começou na última quinta-feira e prossegue até este domingo, na Praça Cívica do campus. A programação será integrada com outros dois eventos: o Integração Criança, neste sábado, 12, e o Domingo no Campus, no dia 13. A programação do final de semana é gratuita e aberta a toda a população.

Integração Criança, Feira Literária e Domingo no Campus reúnem atividades artísticas, jogos e projetos de lazer, saúde, cultura e informação no sábado e no domingo das crianças  (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Integração Criança
O Integração Criança – iniciativa desenvolvida em parceria com a TV Integração – inclui brincadeiras com palhaços e apresentações culturais, como a do Coral da UFJF, que sobe ao palco da concha acústica às 9h05. Também estão previstas atividades de conscientização e lazer, das 9h às 14h.

Confira a programação do palco:
9h: Abertura com Palhaço Fuzil
9h05: Apresentação do Coral da UFJF
9h30: Aula de zumba oferecida pelo Sesc
10h: Abracadabra + PM Amigo Legal, Samuzinho, Foguinho
11h: Tia Nara
12h: Aula de zumba oferecida pelo Sesc
12h30: Boneca Sophia
13h: Agradecimentos e anúncios finais
14h: Encerramento

Feira Literária
A primeira edição da Feira Literária de Juiz de Fora homenageia a educadora e escritora Lúcia Casasanta, por meio de uma programação que integra arte e cultura. Em seus quatro dias, a Flijuf conta com lançamentos de livros, palestras, apresentações de dança, contação de histórias e outras atividades artísticas. Um dos destaques do cronograma é o concurso de redação para alunos de 13 a 18 anos, que vai conferir prêmios e certificados para os três primeiros colocados.

Além de estande com catálogo variado de livros, Feira Literária programa exposições, palestras e projetos artísticos (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Entre os palestrantes, estão confirmados nomes como o da psicóloga e escritora Rosângela Rossi; da professora e escritora Cecy Barbosa; e da líder comunitária e doutora “honoris causa” da UFJF, Adenilde Petrina, fundadora do Slam de Perifa, no Bairro Santa Cândida.

A Feira tem, ainda, duas exposições que valorizam a literatura e a mineiridade: peças do acervo Memórias JF, já premiado duas vezes; e do artista plástico Yure Mendes. O evento ainda aceita inscrições para apresentação de outros projetos artísticos por meio de seu Instagram.

A Editora UFJF também tem participação importante na Flijuf. O estande conta com catálogos de pesquisadores da Universidade, livros didáticos com aplicação e uso em sala de aula, e obras traduzidas de línguas estrangeiras, entre outros.

A Flijuf acontece das 9h às 21h todos os dias, com exceção de domingo, que se encerra  às 18h. Outros detalhes da programação e parcerias podem ser encontrados no Instagram da Flijuf.

Domingo no campus

Também integram a programação ações de projetos da UFJF voltados para a saúde bucal, para a conscientização sobre preservação do Meio Ambiente e, como novidade, o Outubro Rosa Pet, com informações de combate ao câncer de mama em cadelas e gatas (Foto: Victor Marcelino)

Além do Integração Criança e da Flijuf, no dia 13, a Praça Cívica recebe mais uma edição do Domingo no Campus. Com atividades físicas, lúdicas e musicais, o evento tem como principal objetivo proporcionar lazer, brincadeiras e animação para todas as idades. A programação ocorre das 9h às 13h. Os interessados podem ainda, participar das diversas oficinas oferecidas, como as de Introdução ao Esporte, Educação Musical, Bordado, e Montagem de Brinquedos com Material Reciclável. Atividades como ginástica para terceira idade, prevenção da hipertensão e da obesidade, energias renováveis nas escolas, educação e atenção em saúde, compõem a programação.

Projetos UFJF
Os projetos da UFJF levam informações e muito aprendizado para o público. O Nasfe-Educação e o projeto “Aprender Para Prevenir” conversam com crianças e adultos sobre temas como queimadas, enchentes, lixo, deslizamento e desmatamento. Os projetos “Dente da Gente: Educação e saúde bucal”, “Só-Riso – Atenção Materno-Infantil” e “Integrando Saber” ensinam sobre saúde bucal, com atividades e distribuição de brindes. Também como parte da programação, o Grupo de Educação Tutorial (GET) da Medicina Veterinária realiza o “Outubro Rosa Pet”, com informações sobre combate ao câncer de mama em cadelas e gatas, além da participação do GET Nutrição e da equipe de robótica Rinobot.