Para quem acha que feira de livro é só sobre literatura, a 1ª Feira do Livro de Juiz de Fora (Flijuf) veio para mostrar que não é bem assim. Com exposições de lojas e editoras da cidade, apresentações artísticas, palestras e lançamentos literários, a feira teve início na manhã desta quinta-feira, dia 10, e segue com uma programação extensa até domingo, 13. A Flijuf acontece na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com espaços diversificados de exposição de livros, produções e apresentações de artistas locais, a Feira do Livro conta com 16 expositores fixos durante toda a duração do evento. Além disso, o palco principal da Feira recebe artistas e autores de Juiz de Fora e região para que o público conheça um pouco melhor os trabalhos feitos na cidade.

Em sua primeira edição, a Feira do Livro possui uma proposta de aumentar o acesso a cultura em Juiz de Fora, permitindo o contato da população com a arte. Além disso, o evento possui um foco especial no público infantil, oferecendo estandes e programações voltados especialmente para as crianças.

Organizadora do evento, Priscilla Thevenet afirma que a Flijuf foi pensada como uma forma de imergir o público com o universo cultural da cidade. “A nossa Feira do Livro têm uma proposta de apresentar a produção feita localmente para o maior número possível de pessoas. É uma proposta de fazer com que a Feira e a literatura possam se tornar um hábito na vida do juiz-forano, principalmente entre as crianças, que muitas vezes não possuem um contato tão grande com os livros e a cultura da sua própria cidade.”

Participando da feira como professora do Marie Taglioni Studio, Vanessa Alvim acredita que eventos como a Flijuf são fundamentais para o desenvolvimento da cultura local. “Nós somos uma escola de Ballet e teatro que busca unir o lúdico com a dança. Sempre usamos e resgatamos histórias infantis como inspiração para nossas apresentações, então é um trabalho que conversa muito com a proposta da feira. Temos uma geração digital, então ter contato com outras perspectivas é muito importante para a cidade e para as crianças.”

A edição deste ano homenageia a educadora e escritora Lúcia Casasanta, autora mineira falecida em 1989 e uma das referências em produção de livros infantis no Brasil. Na programação, o evento conta com a presença de palestras de autores e profissionais de Juiz de Fora como o da líder comunitária e doutora honoris causa da UFJF, Adenilde Petrina, fundadora do Slam de Perifa, no Bairro Santa Cândida. Além disso, o cronograma possui um concurso de redação para alunos entre os 13 e 18 anos, com premiações e certificados para os três primeiros colocados. No sábado e domingo, o evento será integrado ao Integração Criança, no dia 12, e ao Domingo no Campus, no dia 13.

A Flijuf acontece das 9h às 21h todos os dias, com exceção de domingo, em que será encerrada às 18h. Outros detalhes da programação e parcerias podem ser encontrados no Instagram da Flijuf.

Outras informações: Feira do Livro de Juiz de Fora