O próximo domingo, 13, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe uma edição mais do que especial do Domingo no Campus em celebração ao Dia das Crianças. Com a participação de quase 30 projetos distintos, o evento promete brincadeira, diversão e serviços para toda a família. A programação ocorre das 9h e 13h.

Jogos, atividades físicas, música e aprendizado compõem o principal objetivo do evento: proporcionar um dia prazeroso para pais, mães, avôs, avós e, especialmente nesta edição, para as crianças.

Pela segunda vez o time da Little League Marfins Beisebol de Juiz de Fora oferece uma oficina de introdução ao esporte, ensinando regras e técnicas de arremesso, com intuito de despertar o interesse da criança pela modalidade.

Para descobrir sobre a cultura corporal e desenvolver atividades físicas, os professores Danuza Moraes, Ursula Silva, Jerônimo Lopes e Moacyr Oliveira propõem jogos, brincadeiras populares e esportivas, para pais e filhos se divertirem juntos. Também no clima das brincadeiras de rua, o Festival de Pipas volta a acontecer. Todas as atividades ocorrem ao som de música a cargo do DJ Álvaro Capute.

Para quem gosta de atividades mais tranquilas, são várias as opções. A oficina Funga Alafia oferece educação musical, enquanto a Tia Nilcéia promove contação de histórias e teatro de fantoches. As crianças podem ainda transformar qualquer coisa em diversão, com a oficina de montagem de brinquedos com material reciclável.

Entre as novidades desta edição, o projeto “Era Outra Vez: Compartilhando Leituras, Enaltecendo Práticas Pedagógicas” desenvolve oficina de xilogravura inspirada nas literaturas infantil e de cordel.

O Domingo no Campus também é espaço para muito aprendizado. Com jogos interativos e brincadeiras, projetos da UFJF levam relevantes informações para o público. O Nasfe-Educação e o projeto “Aprender Para Prevenir” conversam com as crianças e adultos sobre temas como queimadas, enchentes, lixo, deslizamento e desmatamento.

Os projetos de treinamento profissional “Dente da Gente: Educação e saúde bucal”, o de extensão “Só-Riso – Atenção Materno-Infantil” e o “Integrando Saber” ensinam sobre saúde bucal, com atividades e distribuição de brindes.

Também como parte da programação, o Grupo de Educação Tutorial (GET) da Medicina Veterinária realiza o “Outubro Rosa Pet”, com informações sobre combate ao câncer de mama em cadelas e gatas.

A programação conta ainda com diversas outros projetos e atividades como ginástica para terceira idade, oficina de bordado, prevenção da hipertensão e da obesidade, dinamização do ensino de ciências, Caravana da Matemática, Circuito Científico, Energias Renováveis nas Escolas, Educação e Atenção em Saúde, Programa Saúde na Escola, GET da Nutrição, equipes de robótica Rinobot, Moradia Legal e Médicos do Barulho.

O Domingo no Campus é realizado com verbas de emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).