Fortalecer as políticas públicas desenvolvidas em Governador Valadares. Esse foi o objetivo de um curso realizado nesta terça-feira, 4, no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A atividade foi destinada principalmente aos conselheiros municipais e a profissionais ligados à área de assistência social, mas contou também com a presença de estudantes. Temas como a elaboração de projetos e captação de recursos compuseram a programação do evento, que contou com palestras da assistente social Solange Rodrigues da Silva e de três professores da universidade, Margarida Aparecida de Oliveira, Paula Carolina de Oliveira Azevedo da Mata e Éder Marques de Azevedo.
A capacitação faz parte da agenda do “Observatório do Orçamento Público de Governador Valadares”. Um dos principais focos da iniciativa está no “empoderamento” dos conselheiros municipais e entidades do terceiro setor, além da criação de uma espécie de rede, em que membros de diversos segmentos da sociedade e do poder público se comunicam para melhorar a gestão e a proteção de direitos. “Os órgãos se conhecem, os poderes se articulam e, a partir disso, a gente [se referindo à equipe do projeto] consegue fazer com que convênios possam ser fortalecidos”, afirma o coordenador do projeto, Éder Azevedo.
Para isso, na opinião do docente, é necessária uma mudança de pensamento sobre as políticas públicas. “Sair de uma mentalidade de setorialidade, em que se pensa gasto público voltado apenas à concepção de metas de uma mesma função de governo e pensar agora que um mesmo recurso é capaz de atingir metas de áreas distintas. Ou seja, pensar em um planejamento que saia de uma lógica unitária para um planejamento integrado, em que as políticas públicas se tornem intersetoriais. Isso estimula gastar uma única vez, mas atingindo metas múltiplas”, explica.
No passado, Edna Maia atuou em ações relacionadas a políticas públicas e ainda se interessa muito pelo tema. Hoje, ela veio acompanhar a filha – que é integrante do Conselho dos Direitos da Mulher de Governador Valadares – e não tem dúvidas: é preciso se capacitar. “Por mais que tente ignorar, é muito importante que você esteja sempre procurando saber mais. E um momento desses, em que podemos ouvir palestrantes importantes, que sabem a importância da capacitação, é muito bom”, afirma.
De olho nesta necessidade constante de capacitação, o próximo passo do projeto é realizar, no próximo semestre, uma oficina prática relacionada à elaboração de projetos direcionados a políticas públicas. Em um laboratório de informática da UFJF-GV, os participantes vão aprender como preencher cada um dos requisitos do documento.
Sobre o observatório
O “Observatório do Orçamento Público de Governador Valadares” é um projeto de extensão criado em 2014 para incentivar a participação da comunidade no processo orçamentário do município e fiscalizar a aplicação desses recursos. Atualmente, três professores da UFJF-GV e quatro estudantes fazem parte da iniciativa, que já realizou atividades relacionadas à violência doméstica e acessibilidade. O observatório também foi um dos principais responsáveis pela implementação da patrulha de proteção à mulher em Valadares.