Da esquerda para a direita: Daniel Estevão da Fonseca, professora Aureanice Correa de Mello, professor Carlos Eduardo dos Santos Maia, professora Maria Lúcia Pires Menezes e professor Júlio César Gabrich Ambrozio (foto: arquivo pessoal)

As transformações históricas do carnaval, baseadas no desenvolvimento da cidade e em suas dinâmicas pautaram a dissertação do acadêmico Daniel Estevão da Fonseca. O estudo foi realizado e apresentado no Programa de Pós-Graduação de Geografia (PPGEO), com o título “A Cidade e a Festa: uma abordagem geográfica sobre o carnaval de Juiz de Fora – MG.”

Segundo o mestrando, a escolha do tema nasceu de observações sobre a atual conjuntura da festa carnavalesca no município, com consecutivos cortes de verbas para escolas de samba e a não realização dos tradicionais desfiles e dos blocos. Nesse contexto, ele analisou jornais antigos da cidade, que registraram diversas formas de se “brincar” o carnaval em diferentes épocas. “De todos eles, destaca-se ‘O Pharol’, que oferece publicações disponíveis para consulta entre os anos de 1876 e 1933. Além disso, utilizei TCCs, dissertações e teses de doutorado sobre o carnaval e a geografia urbana da cidade”, revela.

A partir das análises, Daniel observou que o carnaval de Juiz de Fora, historicamente, intercala momentos de apogeu e de crise. “As políticas urbanas impactam diretamente ou indiretamente no modo como é realizado o carnaval na cidade, ou seja, conhecer o carnaval do município, significa compreender a produção do espaço urbano”, afirma.

A orientadora do pesquisa, professora Maria Lúcia Pires Menezes, ressalta a grande contribuição do trabalho para a comunidade de Juiz de Fora: “o estudo analisa a historicidade dos eventos carnavalescos na cidade, revelando a importância de Juiz de Fora e sua absorção e reprodução da cultura brasileira. E, também, a relação intrínseca de sua Geografia Urbana  na produção e nas expressões de criatividade das manifestações carnavalescas dentro da cidade.”

Contatos:
Daniel Estevão da Fonseca (mestrando)
fonsecae.daniel@gmail.com

Maria Lúcia Pires Menezes
luciamenezes0308@gmail.com (orientadora – UFJF)

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Maria Lúcia Pires Menezes – (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Júlio César Gabrich Ambrozio – (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Eduardo dos Santos Maia – (UFJF)
Prof. Dra. Aureanice Correa de Mello – (UERJ)

Outras informações: (32) 2102-3133 – Programa de Pós-graduação em Geografia