29050493158_771ec93330_z

Integrantes do Seminário do último dia 20. (Foto: Divulgação/Pedro Uczai)

Parlamentares, dirigentes de universidades de todo o país e integrantes da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniram, na última quarta, 20, em seminário que marcou os quatro anos do Plano Nacional de Educação (PNE). Na ocasião, foi aprovado o texto da Carta Compromisso, documento que será entregue aos candidatos à Presidência da República do Brasil, no intuito de garantir que eles se comprometam a cumprir as metas do Plano.

O PNE foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 e prevê 20 metas que devem ser cumpridas até 2024. Entre os principais problemas enfrentados em sua aplicação está o teto de gastos públicos estabelecido no ano passado para os próximos 20 anos. O evento debateu temas como o balanço dos quatro primeiros anos de vigor do Plano, seu financiamento e metas, e ainda a qualidade da educação, a autonomia e a valorização profissional.

Segundo o diretor-geral do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Peterson Andrade, a educação deve ser elemento principal no planejamento das políticas públicas: “a educação é o caminho, e deve ser o eixo norteador das políticas públicas. Os projetos das instituições de ensino contribuem para o desenvolvimento da educação, das instituições e das pessoas, e ele não está só no discurso, a gente percebe a mudança das realidades”, destacou.

Durante o Seminário, Peterson comentou a interdependência existente na educação; para ele, há uma “via de mão dupla” entre Ensino Superior e Educação Básica, pois a universidade contribui com bons profissionais e precisa receber alunos bem formados da Educação Básica. “Apesar do cenário adverso do País, temos pessoas comprometidas com a educação brasileira e com o desenvolvimento das instituições. A ideia é integrar esforços em favor do desenvolvimento do Brasil”, finalizou.

*com informações da Agência Câmara Notícias