Idealizado pelo Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o I Seminário Religião e Educação: Diálogos entre teorias e práticas promoverá um espaço de discussão e capacitação qualificadas para que docentes e alunos possam tematizar o ensino religioso a partir da abordagem científica da área. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de abril, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Abordando a religião como objeto de conhecimento e elemento constitutivo da vida social, o seminário propõe que o componente curricular ensino religioso seja oferecido nas escolas públicas – assegurado pelo caráter laico do Estado – por educadores com a formação adequada para abordar religião.

Coordenadora geral do Seminário, a professora Elisa Rodrigues diz que o ensino religioso tem sido tratado com dificuldades pelos professores, devido à diversidade religiosa dos alunos e à intolerância religiosa que pode derivar. “Por isso, entendemos que a capacitação dos docentes, a fim de construírem ferramentas teóricas e metodológicas úteis, com base na abordagem da Ciência da Religião, poderá garantir o respeito às diversidades religiosas e o direito ao livre pensamento”, explica.

Além de palestras com professores de outras instituições, o seminário oferecerá os seguintes minicursos: “Metodologias e Práticas: do concreto ao conceito”; “Gênero, Sexualidade, Religião e Escola”; “Religiões Pentecostais e afro-brasileiras na escola: desmistificando preconceitos”; “Narrativas religiosas: histórias orais e escritas”; “As tradições religiosas de Minas Gerais na escola” e “Oficina de Jogos”.

As inscrições têm o valor de R$ 20 para estudantes de graduação e R$ 25 para os de pós-graduação e demais pesquisadores. Professores da rede pública (ensinos fundamental e médio) e da rede privada não pagam inscrição, mas devem levar o comprovante de credenciamento.

Confira a programação

Outras informações: (32) 2102-3131 – Departamento de Ciência da Religião