As inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) já estão abertas e poderão ser efetuadas até 12 de novembro. São oferecidas 15 vagas para a turma de 2016 do polo de Juiz de Fora. A primeira etapa do processo é a prova escrita, no dia 22 de novembro.

Podem participar do processo os candidatos que estejam atualmente em exercício de docência em Física, na educação básica ou superior, ou em Ciências no nível fundamental.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem por objetivo coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do país. O curso é organizado em polos regionais –  hospedados por instituições – nos quais são ministradas as disciplinas, são realizadas as orientações de trabalhos de conclusão e desenvolvidos os produtos educacionais.

O polo em Juiz de Fora é formado por professores da UFJF dos seguintes setores: Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE); Faculdade de Educação;  Colégio João XXIII;  e do Departamento de Física do IF-Sudeste MG, campus de Juiz de Fora.

O programa foi aprovado pela Capes em 2013 como um mestrado em rede, coordenado pela SBF, e iniciou suas atividades em agosto de 2013 em 21 Polos, com cerca de 320 alunos inscritos. A projeção para 2016 é que o programa tenha 63 polos oferecendo 749 novas vagas.

Confira o edital completo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Efetue aqui a sua inscrição