Com o objetivo de captar a percepção e a avaliação da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre as políticas do atual Governo que impactam setores ligados a educação pública, o Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade está realizando uma pesquisa junto aos diversos setores da instituição – discentes, docentes e técnico-administrativos em educação.
Com um questionário que pode ser respondido por meio deste link, o CPS estruturou a pesquisa com base a obter informações sobre três principais medidas do Governo Federal que impactam a educação: o Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 55, que limita o teto de gastos dos setores públicos durante 20 anos; a Medida Provisória (MP) 746, que propõe a reforma do ensino médio; e o Projeto de Lei (PL) 867, que inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa. Escola sem Partido”.
Por meio de questões objetivas e discursivas o levantamento serve para captar a opinião da comunidade da UFJF sobre esses assuntos, incentivando o debate e a discussão de todos os envolvidos. A diretora do CPS, Célia da Graça Arribas, conta que essa pesquisa é o primeiro trabalho do Centro após a sua reestruturação pela nova gestão.
“Nosso objetivo é realizar cada vez mais pesquisas com assuntos de relevância para a comunidade universitária e da cidade de Juiz de Fora. Dessa vez, optamos por abordar um tema que vêm recebendo grande repercussão da mídia e traz impactos diretos sobre todos os setores ligados à educação pública, como a Universidade. Além de levantarmos essa percepção coletiva através dos questionários, nós também incentivamos o diálogo entre as pessoas sobre temas relevantes em suas vidas.”
Sem a identificação de nenhum dos entrevistados, a pesquisa pode ser respondida através da plataforma do Google docs neste link.
Outras informações: (32) 2102-3104/ 3154 (Centro de Pesquisas Sociais)