Realizar uma reflexão sobre a crise contemporânea dos direitos humanos é a proposta da aula aberta ao público que acontecerá na terça-feira, dia 29, às 18h, no Youtube. O evento gratuito é promovido pelo Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), marca o início das atividades do grupo  em 2021 e garante certificado de participação.

Os interessados podem se inscrever até o dia do evento neste link. O tema central do evento, “Pesquisa Social e Contemplação Humana”, será abordado pelo sociólogo e  professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente da Associação Latinoamericana de Sociologia (Alas), Paulo Henrique Martins.

O diretor do CPS e docente do Departamento de Ciências Sociais, Felipe Maia, afirma que na aula será abordada a história conceitual dos direitos humanos e sua influência na crise atual. “O professor Paulo Henrique Martins propõe uma reflexão sobre a crise contemporânea dos direitos humanos, à luz de sua história conceitual, remetendo-a não só aos princípios do liberalismo, como também à tradição filosófica grega mais antiga, em que ressaltam as dificuldades de se definir o humano a partir de oposições, tais como civilização e barbárie ou humanos e animais. Em um momento de crise como o atual, que tem uma de suas facetas nos problemas do Antropoceno, conceito cunhado pela geofísica para dar conta das transformações geológicas e ambientais do planeta, propõe-se discutir um deslocamento de perspectivas para lidar com os novos desafios.”

O evento também marca o início de um ciclo de debates sobre temas emergentes da pesquisa social contemporânea com abordagem interdisciplinar que ocorrerá quinzenalmente ao longo do ano, sempre às terças-feiras. Todos os debates serão realizados de forma remota e transmitidos pelo Youtube em datas ainda a serem divulgadas.

Outras informações: felipe.maia@ufjf.edu.br