A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em colaboração com a Universidade Técnica de Dresden (TU Dresden), da Alemanha, promove entre os dias 4 e 7 de agosto um evento internacional para marcar o lançamento oficial do novo Laboratório de Bebidas do Departamento de Química da UFJF. A iniciativa celebra uma cooperação científica que alia tradição cervejeira, pesquisa de ponta e intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha.

Evento entre 4 e 7 de agosto celebra cooperação científica que alia tradição cervejeira, pesquisa de ponta e intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de bebidas, o novo espaço tem foco especial na produção de cerveja, mas também contempla o desenvolvimento de outras bebidas, como opções proteicas, probióticas e funcionais. A proposta é transformar o laboratório em um polo de inovação que aproxime o meio acadêmico das demandas da indústria regional.
A equipe da TU Dresden está colaborando diretamente com a transferência de conhecimento técnico e científico, contribuindo para o desenvolvimento de processos laboratoriais e análises cervejeiras. O espaço, equipado com tecnologia de ponta da Alemanha, foi concebido como um laboratório internacional, promovendo a troca contínua de experiências e pesquisas entre as duas instituições.

Para professor do Departamento de Química da UFJF, criação do espaço atende necessidade de oferecer suporte técnico às cervejarias locais (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Cooperação
A parceria entre a UFJF e a TU Dresden teve início em 2023, por meio do grupo liderado pelo professor Thomas Henle, uma das maiores referências na área de ciência dos alimentos e cofundador da Lohrmanns Brew – primeira cervejaria universitária spin-off da Alemanha. Desde então, a cooperação tem avançado com ações concretas de internacionalização e desenvolvimento conjunto de projetos.
A iniciativa representa um passo significativo para o fortalecimento dos laços científicos e culturais entre Juiz de Fora e Dresden, além de valorizar a herança da imigração alemã na cultura cervejeira da região. De acordo com o professor Rodrigo Stephani, do Departamento de Química da UFJF, a criação do espaço atende a uma demanda antiga da Instituição.
“Havia uma necessidade clara de oferecer suporte técnico às cervejarias locais, tanto em análises de qualidade quanto no desenvolvimento de pesquisas aplicadas. Em 2024, o professor Henle visitou diversas fábricas em Juiz de Fora e identificou inúmeras oportunidades de colaboração. A expectativa é que o laboratório se torne um ponto de apoio estratégico para fortalecer essas parcerias.”

Expectativa é que o laboratório se torne um ponto de apoio estratégico para fortalecer parcerias e desenvolver pesquisas aplicadas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Atividades
Com o apoio da Fundação Alexander Von Humboldt e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante duas semanas de agosto, quatro pesquisadores da TU Dresden, em conjunto com Stephani, vão dar início às atividades do laboratório.
A programação conta com o curso “Prosa Cervejeira”, que acontece no dia 4 de agosto, com aulas em inglês abertas ao público e a profissionais sobre fabricação e análise de cervejas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
Outro momento importante é a palestra inaugural de Henle, no dia 5 de agosto, às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, onde o professor compartilha sua experiência com a Lohrmanns Brew e aborda a integração entre ciência e produção cervejeira.

Evento em agosto tem programação que inclui aulas sobre fabricação de cervejas, visitação ao laboratório e confraternização (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
O encerramento do evento acontece no dia 7 de agosto, com a primeira edição do evento “Ciência, Cerveja e Samba”, no Cultural Bar. Inspirado em uma iniciativa semelhante realizada em Dresden, o encontro reúne ciência e cultura, com participação de cinco cervejarias artesanais de Juiz de Fora e uma roda de samba comandada pela cantora Sandra Portella.
Programação
04 de agosto – Segunda-feira
8h30: Fabricação de Cerveja – Química e Tecnologia
12h: Almoço
14h: Técnicas Analíticas para Controle de Qualidade da Cerveja
18h: Visita ao novo Laboratório de Bebidas da UFJF
05 de agosto – Terça-feira
16h: Visitação ao Laboratório de Bebidas e palestra com o Prof. Thomas Henle (TUD)
07 de agosto – Quinta-feira (Cultural Bar – avenida Eugênio do Nascimento, 815, bairro Aeroporto)
19h30: Ciência, Cerveja e Samba – Evento com cinco cervejarias artesanais e show da sambista Sandra Portella
Outras informações
bioquimtec@bioquimtec.com
