Estudos para a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFJF, conduzido por uma comissão intersetorial, buscam mapear percepções e propor melhorias para a destinação ambientalmente responsável dos resíduos gerados nos dois campi da Universidade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Ratificando seu compromisso com iniciativas de sustentabilidade, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está convocando sua comunidade acadêmica para participar da construção do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Por meio de uma consulta pública, a Instituição busca mapear percepções e propor melhorias para a destinação ambientalmente responsável dos resíduos gerados em seus dois campi.  

Atualmente, a UFJF lida com uma produção expressiva de resíduos sólidos, incluindo materiais recicláveis, resíduos orgânicos e substâncias provenientes de laboratórios e hospitais universitários. O gerenciamento eficiente requer planejamento estratégico. Apenas em 2024, a Universidade gerou 107.500 kg de lixo. Deste total, 86 mil correspondem a lixo comum, com uma média mensal de 7 mil kg. Outros 5.500 kg referem-se a produtos químicos, enquanto 16.500 kg compreendem resíduos biológicos.

Para a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF, Rosana Colombara, a partir do diagnóstico será possível propor novas ações para o aprimoramento do trabalho, além de sugerir estratégias para reduzir a produção de lixo (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em busca de aprimorar a gestão desses materiais e implementar um plano institucional com soluções para a questão, professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs), estudantes e trabalhadores terceirizados são convidados a contribuir com a pesquisa institucional. O levantamento é feito por meio de um formulário eletrônico acessível exclusivamente a usuários logados no domínio @ufjf.br. As respostas podem ser enviadas até 30 de abril.

A pesquisa estrutura-se em cinco eixos principais: perfil e conceitos iniciais, resíduos orgânicos, resíduos recicláveis, resíduos especiais e informações complementares. Os participantes devem avaliar diferentes frases afirmativas e indicar seu grau de concordância em uma escala de cinco níveis, variando de “Discordo completamente” a “Concordo completamente”. O preenchimento do questionário leva aproximadamente cinco minutos.

Para a diretora de Sustentabilidade e Patrimônio da UFJF, Rosana Colombara, a formalização do plano será essencial para institucionalizar as práticas de gerenciamento de resíduos na Universidade. Segundo Rosana, a partir do diagnóstico será possível propor novas ações para o aprimoramento desse trabalho – que já é realizado pela Diretoria há anos -, além de sugerir estratégias para reduzir a produção de lixo.

Janezete Marques, TAE integrante da comissão, ressalta que, com a colaboração de todos, os procedimentos de coleta e descarte poderão ser otimizados, tornando a UFJF mais sustentável (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“O mais alarmante é a quantidade de lixo comum, que atingiu 86 toneladas no ano passado. Com uma maior colaboração da comunidade acadêmica na separação dos materiais recicláveis, essa quantidade poderia ser reduzida significativamente. Como grande gerador de resíduos, a UFJF precisa arcar com os custos da coleta e destinação do lixo comum, um recurso que poderia ser investido em outras áreas da Universidade”, pontua.

Em complemento, a servidora técnico-administrativa da Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio, Janezete Marques, integrante da comissão que estuda a implantação do plano, destaca que o descarte atual dos resíduos na UFJF ocorre de forma responsável, seguindo todas as normas ambientais. Ela pontua, porém, que a prática gera um custo significativo para a Instituição. “Cada tipo de resíduo coletado, seja comum, reciclável ou químico, tem um valor específico para seu descarte adequado, e a Universidade arca com esses custos para garantir um processo correto e fiscalizado.”

Implementação
O estudo da implementação do plano é conduzido por uma comissão específica, instituída em janeiro de 2024, por meio de portaria do Conselho Superior (Consu). A comissão é composta pelos professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Samuel Castro e Jonathas Silva; pelo professor do curso de Farmácia, Fabiano Costa; e pelos TAEs Wander Clay Dutra, representando a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), e Janezete Marques, da Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio. O PGRS está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF (2022-2027).

Segundo o professor Samuel Castro, presidente da comissão, objetivo é garantir que esse plano vá além da formalidade e seja aplicado de forma efetiva em todas as unidades da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

De acordo com o presidente da comissão, Samuel Castro, a criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é uma exigência legal, mas, mais do que isso, representa um compromisso da UFJF com uma gestão mais eficiente e ambientalmente responsável. “Nosso objetivo é garantir que esse plano vá além da formalidade e seja aplicado de maneira efetiva em todas as unidades da Universidade. O engajamento da comunidade acadêmica é essencial para que ele atenda às reais necessidades institucionais.”

O grupo de trabalho realiza reuniões semanais e, no momento, está na fase de diagnóstico, caracterizando a produção e destinação dos resíduos na instituição. “Essa etapa é fundamental para que possamos entender melhor os desafios e identificar soluções viáveis. Com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade e a participação ativa da comunidade acadêmica, esperamos consolidar um documento sólido e eficaz”, destaca Castro.

“A participação da comunidade acadêmica é essencial, pois além de garantir a destinação correta dos materiais, precisamos focar na redução da geração de resíduos desde a origem. Com a colaboração de todos, poderemos otimizar os procedimentos de coleta e descarte, tornando a UFJF ainda mais sustentável”, complementa Janezete. 

Outras informações
(32) 2102-6377 / (32) 2102-6331
Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio.