As fisioterapeutas do projeto Gláucia Vieira e Maria Priscila Ávila com as cuidadoras de familiares (ao centro), Iranice Alves Rodrigues e Cláudia Santiago Balbino,

A equipe da Unidade Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está com inscrições abertas para a terceira turma do grupo de apoio dirigido a familiares de pacientes idosos.

De acordo com a fisioterapeuta Gláucia Cópio Vieira, integrante do projeto , os familiares desses idosos encontram muitas dificuldades no dia a dia, como a sobrecarga física e emocional, devido à responsabilidade contínua e aos desafios na gestão de questões médicas e de saúde do idoso.

Gláucia conviveu, dentro de casa, com as várias fases do Alzheimer da avó, acometida pela doença por 25 anos. E, pensando nisso, o grupo tem por objetivo ser um espaço seguro e acolhedor, fornecendo suporte emocional e prático, em que familiares cuidadores de idosos podem compartilhar suas experiências e saber mais sobre os cuidados adequados, abordando questões físicas e emocionais.

Também pretende ser um espaço para os familiares obterem suporte de profissionais especializados como fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos, além de compartilhar informações sobre direitos dos idosos e recursos disponíveis para os cuidadores. Os encontros acontecem semanalmente, todas as quartas-feiras, das 13h às 14h no Setor de Fisioterapia do HU.

As inscrições para o projeto estarão abertas até 2 de setembro e devem ser feitas presencialmente na secretaria da Fisioterapia do Hospital Universitário de Juiz de Fora, no primeiro andar da Unidade Dom Bosco. Serão disponibilizadas 25 vagas e o início dos encontros está marcado para 4 de setembro,

“Eu sou filha, estou começando a cuidar da minha mãe e não estava sabendo lidar com a doença. Aceitar que nosso familiar está passando por isso é muito difícil. Então o grupo está sendo essencial, o nosso psicológico está sendo tratado e isso ajuda na aceitação”, conta Cláudia Santiago Balbino, 50 anos, cuidadora da mãe, Maria do Carmo de Souza, de 70 anos, paciente do HU. Cláudia relata que a mãe possui uma demência ainda não identificada, mas está sob investigação e recebendo todo o tratamento necessário pelos profissionais do hospital.

Iranice Alves Rodrigues, de 74 anos, é paciente do HU e frequenta o grupo de apoio, pois cuida do marido, também de 74 anos, diagnosticado com Alzheimer há seis anos e recebendo tratamento no hospital. “Nós que somos cuidadores também precisamos de cuidados”, desabafa.

A fisioterapeuta Gláucia cita alguns benefícios do grupo de apoio para os idosos e seus familiares, como a melhoria da qualidade de vida, devido a cuidados mais eficazes e a atenção dedicada, fortalecimento dos laços familiares e promoções de uma rede de apoio entre participantes e redução do isolamento para os cuidadores. Ela ressalta a importância dessas experiências: “Elas nos aproximam dos familiares e ajudam a realmente compreender o que eles sentem e passam. Eles se identificam com os profissionais e absorvem melhor as estratégias para lidar com as diversas situações do dia a dia”, pontua.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.