A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa, nesta segunda, 12 de agosto, de uma atividade do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), em comemoração ao Dia Internacional da Juventude. A proposta da ação, que acontece em frente ao Cine-Theatro Central, a partir das 12h, é trazer mobilização para o conhecimento do Conselho, o papel que ele exerce, seu funcionamento e importância.

Equipe formada pelo Conselho Municipal da Juventude realiza ação, nesta segunda, em frente ao Cine-Theatro Central, com o fim de sensibilizar a população para a participação na plenária para atualização do Plano Municipal da Juventude (Foto: Lenin Ribeiro)

De acordo com a professora do Departamento de Geociências da UFJF e conselheira representante da Universidade no CMJ, Clarice Cassab, a ideia é que seja uma atividade informativa, mas também de mobilização para uma plenária que ocorre dia 16 de agosto, às 13h30 no Auditório Cirene Candanda, na Casa dos Conselhos, para discussão e mobilização voltada à ação de revisão e atualização do Plano Municipal da Juventude.

“A ideia é que possamos sensibilizar a população sobre a importância do CMJ e sobretudo, a juventude, convidando-os a participarem. No dia 16 de agosto, a plenária também será aberta. Nela haverá rodas de conversa com eixos temáticos que organizam o próprio plano. Espera-se que delas saiam proposições e contribuições para subsidiar outros espaços de discussão e reflexão.”

Segundo o presidente do CMJ, Rafael Lessa, muitas pessoas ainda não conhecem os conselhos municipais e a relevância deles para a sociedade. O Conselho é uma entidade formada por conselheiros eleitos, com representantes da sociedade civil em conjunto com o governo e, neste espaço, são debatidas políticas públicas voltadas para a juventude de Juiz de Fora.

“Nesta plenária, iremos revisar o Plano Municipal da Juventude, este plano objetiva ações efetivas para o desenvolvimento da juventude da nossa cidade, sendo dividido em eixos. Essa plenária é de extrema importância para a participação popular. É através deste plano, que conseguimos elaborar políticas públicas efetivas voltadas para toda a juventude da nossa cidade. O público alvo são todos e todas que demonstrarem interesse em compor o Plano Municipal conosco”, explica Lessa.

Protagonistas

Coordenadora do NuGea, Clarice Cassab representa a UFJF no Conselho Municipal da Juventude (Foto: Arquivo pessoal)

A professora Clarice Cassab também atua na coordenação do Núcleo de Pesquisa, Geografia, Espaço e Ação (NuGea) da UFJF, com ações de pesquisa e extensão sobre as juventudes que passam pelo entendimento dos jovens como sujeitos sociais e propositores de ações que produzem a cidade a partir da sua condição juvenil. Para ela, a participação da juventude na construção, elaboração e execução de políticas públicas é condição indispensável em qualquer ação que pretenda debater e produzir política e ações voltadas às juventudes.

“Não se faz política para juventude sem a participação protagonista dos jovens. E a UFJF, como importante instituição social, tem um papel nesta tarefa, tanto na produção de conhecimento como no sentido da práxis.”

Formulário
Para contribuir na atualização do Plano Municipal da Juventude, a população pode preencher um formulário online, que tem o objetivo de recolher as demandas da juventude que serão subsidiadas na plenária e as ações de atualização do Plano.

Instagram: @cmj.jf