Os programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) encerram as inscrições nesta quinta-feira, 1º. Serão ofertadas 665 oportunidades para as unidades da estatal em todo o país. Destas, 15 são destinadas ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sendo nove de PIC e seis pelo PIT.

A iniciativa é uma parceria da Ebserh com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão oferecidas 665 vagas (399 para o PIC e 266 para o PIT) para estudantes de graduação, com bolsas no valor de R$ 700 mensais, e duração de 12 meses. No total, o investimento da estatal nas iniciativas é de aproximadamente R$ 5,4 milhões.

Ambos os programas destinam 50% das bolsas à ampla concorrência e 50% ao sistema de cotas, promovendo a inclusão e a diversidade. As inscrições podem ser realizadas pelos links fornecidos nos respectivos editais. As seleções dos bolsistas ficam a cargo das unidades. O resultado final dos dois processos está previsto para o dia 27 de agosto.

Objetivos

Dentre os objetivos do PIT e do PIC, está o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos/tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno. Com a reserva de vagas para as ações afirmativas, há também a ampliação do acesso e a integração desses estudantes à cultura científica e tecnológica.

Os bolsistas serão orientados por um pesquisadores experientes e atuantes em sua área do conhecimento. Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, José Otávio Correa, o PIC e o PIT estão em consonância com o papel dos hospitais de ensino: a integração entre o ensino, a pesquisa, a assistência e a inovação. “Os HUs são entendidos como centros para a formação de recursos humanos, entre eles profissionais, residentes e alunos de graduação. São referência no desenvolvimento de tecnologias para a área de saúde, prestando serviços à população. Também elaboram protocolos técnicos para diversas patologias e oferecem também programas de educação continuada, que permitem atualização técnica dos profissionais do sistema de saúde.”

Dessa forma, complemente o gerente, a participação de profissionais da Ebserh e da Universidade, por meio de seus técnico- administrativos em educação e de seus professores, permite uma integração de conhecimento que em muito favorece o propósito dos HUs. “Estes programas permitem não só o desenvolvimento científico, o aperfeiçoamento ou o estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas em Hospitais Universitários. Permite a valorização de nossos alunos, promovendo crescimento acadêmico e desenvolvendo a experiência do bolsista de graduação envolvido, permitindo a aquisição de habilidades e, assim, levando a formação do cidadão pleno, importantes para qualquer carreira profissional”, finaliza.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.