Objetivo é trabalhar o autocuidado com mães de crianças internadas (Foto: Divulgação/HU)

Em um esforço para integrar humanização e educação em saúde no ambiente hospitalar, um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu um evento de autocuidado no Hospital Universitário (HU-UFJF, gerido pela Ebserh). Realizado na última segunda-feira, 27, o encontro envolveu alunos do 5º ao 9º período do curso de Odontologia e visou proporcionar um momento de conforto e atenção às mães que acompanham filhos internados.

A iniciativa é fruto do projeto “Integrando Saber – Atenção Odontopediátrica no Ambiente Hospitalar”, sob a liderança da professora Gracieli Prado, da Faculdade de Odontologia da UFJF. Além de promover a educação em saúde bucal entre as crianças hospitalizadas, o grupo estende seu alcance para abranger também os pais, conforme explica Gracieli. “Vamos ao HU para ensinar escovação e orientar os pais sobre a importância desse cuidado bucal durante a internação, um aspecto crucial para prevenir o agravamento de doenças sistêmicas já existentes nos pacientes.”

Trabalhando com as crianças e utilizando vários elementos lúdicos, notou-se que as mães apresentam ansiedade e entristecimento, tanto pelo contexto da internação dos filhos quanto por deixarem outros em casa. “Tivemos até o depoimento de uma mãe, ela disse que já estava querendo desistir da vida e depois disso teve um ânimo novo. Isso nos tocou muito. Estamos aqui para trazer um respiro para as mães, para se olharem. Trabalhamos multidisciplinaridade e cuidado integral, então olhamos para o paciente e o acompanhante como um todo”, complementa Gracieli.

Equipe do projeto (Foto: Divulgação/HU)

A ação incluiu maquiagem, penteado e conversas, junto com a distribuição de kits de chá de camomila e máscara facial. Essa experiência prática também serve como uma ferramenta pedagógica para os alunos envolvidos, como destacado pela estudante Carolina Soares, bolsista do projeto – e vai além.

“Desenvolver o dia da beleza para mães ali presentes, exaustas por estarem aguardando a recuperação de seus filhos, se faz necessário para ajudá-las a recuperar a autoestima e, dessa forma, suportar de uma maneira mais fácil a rotina do hospital. Ter a oportunidade de estar ali cuidando, oferecendo carinho, atenção, deixá-las ainda mais lindas, além de observar a felicidade delas com a nossa ação, ultrapassa os objetivos do aprendizado, uma vez que esse trabalho desenvolve em nós a capacidade de se colocar no lugar do outro. Dessa forma, os objetivos do projeto contribuíram muito com a nossa formação acadêmica, fazendo com que nos tornemos cirurgiões-dentistas mais humanos e sensíveis com a realidade”, finaliza Carolina.

Outras informações:

Confira todas as notícias do HU-UFJF