Integrantes do projeto, com as professoras Nadia Shigaeff e Eliana Toscano ao centro (Foto: arquivo pessoal)

A Liga Acadêmica de Neurociências (Lanc) e o projeto “Ensaio clínico sobre o efeito da reabilitação cognitiva em indivíduos com covid-19”, ambos do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está prestando atendimento para pessoas que tiveram covid-19 nos últimos seis meses, com o objetivo de oferecer a reabilitação cognitiva para pacientes que contraíram a doença. Em alguns casos, pessoas que contraíram a covid-19 posteriormente apresentam problemas cognitivos, como perda de memória e confusão mental. Interessados em participar podem se inscrever em chamada aberta on-line realizada pelo projeto.  

O projeto é coordenado pelas professoras dos cursos de Psicologia e Medicina da UFJF, Nadia Shigaeff e Eliana Toscano. Desde a sua implementação, a iniciativa já atendeu mais de 30 pessoas que apresentaram melhora significativa em relação aos problemas cognitivos. 

A pesquisa funcionará em duas etapas. A primeira delas consiste na avaliação cognitiva, com análises de humor e funcionalidade, por exemplo, além de coleta de amostras sanguíneas. O material é encaminhado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para análise de marcadores específicos da doença. Os participantes que apresentarem alterações em relação aos instrumentos de avaliação são convidados a participar do programa de reabilitação cognitiva.

Já a segunda etapa é composta pela reabilitação cognitiva personalizada, que visa atender às demandas específicas de cada paciente, direcionando-se, por exemplo, à reabilitação da memória, caso necessário. O programa tem duração de quatro meses, sendo dois meses de forma remota e dois meses de forma presencial.

De acordo com Nadia Shigaeff, há poucos estudos sobre as sequelas causadas pela covid-19 nas funções cognitivas. Ainda segundo a coordenadora, muitos pacientes recebidos pelo projeto apresentam perdas de atenção, memória e concentração.

“O protocolo de reabilitação que nós oferecemos no nosso projeto tem trazido as pessoas para dentro do padrão de normalidade e fazendo com que elas retomem as suas atividades. Nós temos relatos de pacientes que se sentem muito melhores e agradecidos por terem passado por esse tratamento.”

Inscrições abertas para interessados

O projeto “Ensaio clínico sobre o efeito da reabilitação cognitiva em indivíduos com covid-19”, está com inscrições abertas para os interessados em passar pelo processo de reabilitação. Para isso, basta preencher um formulário on-line. Para participar, o paciente deve ser maior de 18 anos e ter contraído covid-19 nos últimos seis meses. Também é fundamental que a pessoa possua o resultado do exame que comprove a infecção por covid-19. 

Projeto é vencedor em congresso internacional

A ação recebeu prêmio no Brain Congress, um dos maiores eventos de neurociência no mundo, com o estudo de caso de uma paciente que foi reabilitada no projeto. Ao todo, foram premiados 150 trabalhos. O congresso aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de junho e contou com a participação de médicos e pesquisadores interessados nas interações entre o cérebro, corpo e mente.

“Esse estudo de caso foi de uma paciente que era totalmente funcional antes da covid. Após a reabilitação, ela apresentou uma melhora muito significativa no que diz respeito à cognição. Foi uma experiência muito gratificante em poder ajudar essa paciente e ao mesmo tempo, sermos reconhecidos nesse evento de tamanha magnitude”, afirma Nadia.