A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do professor e pesquisador Júlio Akashi Hernandes, ocorrido no último sábado, 6, em São Paulo. O docente integrava o Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Hernandes era graduado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado (2001) e doutorado (2005) na área pela mesma instituição. Desde 2010, Hernandes atuava como professor adjunto no Departamento de Física da UFJF.

Entre os temas de suas pesquisas estava a Física de Plasmas e Descargas Elétricas, com abordagem a questões como: cargas superficiais, campos fora de condutores, corrente azimutal, equação de Grad-Shafranov e geometrias toroidais. Além disso, dedicava-se à produção de materiais educacionais para professores de Física dos ensinos Fundamental e Médio, com foco na instrumentação para o ensino de Física e em metodologias de aprendizagem ativa.

A UFJF lamenta profundamente esta perda e, neste momento de luto, expressa seus sentimentos aos familiares, amigos e colegas do professor Hernandes.