Estudantes de 12 escolas da cidade compareceram à premiação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

No último sábado, 18, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou a premiação de mais de 120 estudantes da cidade que participaram da versão mirim da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As crianças premiadas têm entre 6 e 9 anos de idade e são alunas de turmas do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

O evento, organizado pelo projeto de extensão da UFJF “Plantando Conhecimento para um Futuro Brilhante: Olimpíada Mirim – Obmep”, é uma iniciativa pioneira no cenário nacional. Entre seus objetivos principais está o de integrar mais escolas às olimpíadas de matemática, proporcionar aos alunos a experiência olímpica e combater o preconceito contra a disciplina dentro das salas de aula.

A coordenação do projeto é das professoras Joana Darc da Cruz, Flaviana Andrea Ribeiro e do professor Sandro Mazorche, todos do Departamento de Matemática da UFJF. Além deles, estiveram presentes na cerimônia a reitora da UFJF, Girlene Alves; a pró-reitora adjunta de Extensão, Andréia Queiroz; o diretor do ICE, Eduardo Barrére; a secretária de Educação de Juiz de Fora, Nádia Ribas e a gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Caroline Souza Ferreira. O evento também contou com a presença de professores, educadores, diretores e familiares dos estudantes.

Evento contou com as seguintes presenças (da esquerda para a direita): professor Sandro Mazorche; gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da PJF, Caroline Souza Ferreira; secretária de Educação, Nádia Ribas; pró-reitora adjunta de Extensão, Andréia Queiroz; reitora da UFJF, Girlene Alves; diretor do ICE, Eduardo Barrére; professora Joana Darc da Cruz e professora Flaviana Andrea Ribeiro (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Obmep mirim

Na sua segunda edição, a Obmep mirim contou com a participação de mais de 375 escolas espalhadas pelo país. Na regional de Juiz de Fora, participaram 22 escolas públicas e sete escolas privadas. Dentre estas participantes, doze estiveram presentes na premiação. São elas: Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio Magnus, Escola Estadual Professor Lopes, Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes, Escola Estadual Professor José Freire, Colégio Academia, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – Juiz de Fora, Escola Estadual Mercedes Nery Machado, Colégio Estrutura de Ensino Fundamental, Colégio Stella Matutina, Escola Municipal Fernão Dias Paes e Escola Municipal Manuel Bandeira.

Anfiteatro do ICE ficou repleto de estudantes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Professores com interesse em inscrever suas escolas na 3ª Obmep Mirim podem entrar em contato com a equipe do projeto de extensão pelo e-mail olimpiada.mirim@ufjf.br. As inscrições acontecem até 21 de junho.

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Confira as fotos do evento