A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em evidência mais uma vez no cenário internacional da Educação Superior, segundo uma avaliação do Center for World University Rankings (CWUR), divulgada nesta semana. De acordo com a pesquisa, a UFJF ocupa a 1.071ª posição e está entre no grupo das melhores universidades do mundo –  igual a 5% de um total de 20.966.

Considerando apenas as universidades do Brasil, a UFJF ocupa a 24ª colocação. Já em Minas Gerais, a instituição ocupa o terceiro lugar, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), eleita a 495ª melhor do mundo, e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que está na 965ª colocação.

Veja as classificações da UFJF:

(Arte: Diretoria de Imagem Institucional)

Veja as classificações das universidades de Minas Gerais:

(Fonte: Center for Wold University 2024)

A análise é conduzida com base em sete indicadores que são agrupados em quatro pilares distintos. São eles: a educação, que avalia o desempenho acadêmico dos ex-alunos considerando o porte da instituição; a empregabilidade, também relacionada ao tamanho da universidade; o corpo docente e a pesquisa.

Para a pró-reitora adjunta, Michèle Farage, o resultado foi obtido por meio de um esforço coletivo (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para a pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional (Prosdav), Michèle Farage, o resultado foi obtido por meio de um esforço coletivo da comunidade acadêmica da UFJF para fazer ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação de qualidade. “Com base nos critérios de avaliação empregados,  destacando-se o sucesso dos nossos egressos  no campo de trabalho e os resultados na pesquisa, a UFJF se classificou entre as 5% mais bem pontuadas entre mais de 20 mil instituições do mundo todo.”

No cenário nacional, destaca-se a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como a melhor classificada do país, na 370ª posição do ranking global. Logo em seguida, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) surge na 401ª posição e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) encerra a lista nacional na 437ª colocação.

CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades para que possam melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. O CWUR pública rankings universitários globais conhecidos pela objetividade, transparência e consistência.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf