A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está novamente entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais. De acordo com a edição 2022-23, divulgada na última segunda-feira, dia 25, foram avaliadas 19.788 instituições ao redor do globo.

No ranking, a UFJF ocupa um espaço privilegiado entre as 5,1 instituições de destaque no mundo. O reconhecimento da qualidade da Universidade fica em evidência ao ser considerada, pelo levantamento, a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil. Além disso, apresentou uma pontuação geral de 70,3, mantida nos três últimos anos.

Em relação à América Latina, a Universidade aparece entre as 38 mais bem posicionadas. Se consideradas apenas as instituições mineiras, a UFJF ocupa a terceira colocação, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está entre as 500ª melhores do mundo; e da Universidade Federal de Viçosa, que alcançou a 919ª colocação.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, relacionadas a cortes de recursos e as restrições ao trabalho presencial devido à pandemia de Covid-19, a UFJF mantém resultados expressivos nos indicadores relacionados à produção científica, que possibilitam este desempenho e o reconhecimento frente a instituições de várias partes do mundo”, aponta a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Cristina Resende Farage.

Mundo-pesquisa

Já no quesito Mundo-pesquisa, a Instituição também figura entre as mil melhores e ocupa a 950ª colocação. Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Monica Ribeiro, a UFJF participa atualmente de vários rankings e para alguns, especificamente, a UFJF se esforça em levantar e oferecer todas as informações pertinentes. “A participação nesse ranking não foi reflexo de empenho  de nossa parte e acabamos por ficar quase na  mesma posição que a do ano passado. No entanto, a UFJF ficou entre os 5% das melhores instituições de um total de mais de 19 mil.”

Ainda vale destacar que a performance em pesquisa é muito valorizada nesse ranking. Ela considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes, como também o número de citações – o que corresponde a 40% da avaliação. “Eles se baseiam no indicador JCR da Clarivate Analytics e que foi integrado pela Web of Science. Este indicador baseia-se na análise do “fator de impacto” que nada mais é do que uma escala de aceitação de um periódico pela comunidade científica, sua qualidade e excelência da avaliação por pares”, ressalta Mônica.

Tendo em vista esse alto nível de exigência, a pró-reitora considera bastante positiva a participação da UFJF no ranking, principalmente considerando os dois anos atípicos que tivemos em 2020 e 2021. “A pandemia acabou por gerar duros reflexos no dia a dia dos pesquisadores e percebemos uma maior dificuldade em manter o foco e a concentração necessários para participação em periódicos de alto fator de impacto. Parabéns à comunidade científica da UFJF que conseguiu mobilizar suas competências e manter-se numa posição tão favorável.”

Ranking

As três universidades mais bem conceituadas no ranking são Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Stanford, ambas dos Estados Unidos. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira melhor posicionada no mundo (103º).

A UFJF, com seus 60 anos de história, fica à frente de instituições centenárias de países com tradição consolidada em ensino superior, como a Universidade de Greenwich, em Londres, fundada em 1890, ocupante do 1.281º lugar, e a Ca’Foscari Universidade de Veneza, na Itália, de 1868, na 1.219ª colocação.

Critérios

O ranking CWUR considera quatro critérios para avaliação:

– Qualidade do ensino: medida pelo número de estudantes, relativo ao tamanho da universidade, que ganharam prêmios acadêmicos. Este critério equivale a 25% da nota;

– Empregabilidade de egressos: medida pelo número de egressos da universidade que estejam nas mais altas funções executivas das maiores companhias do mundo; também em proporção ao tamanho da universidade. Equivale a 25% da pontuação;

– Qualidade do corpo docente: medida pelo número de integrantes da universidade que tenham obtido prêmios acadêmicos. Este aspecto soma 10% da nota;

– Performance em pesquisa: considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes e o número de citações. Este critério corresponde a 40% da avaliação.

CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades para que possam melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. O CWUR pública rankings universitários globais confiáveis, conhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​por estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf