A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, recebeu o título de Cidadã Honorária do município, concedido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, na noite da última segunda-feira, 13.
Durante a solenidade, Girlene considerou a concessão do título como uma honra e destacou que a homenagem é consequência de um trabalho realizado em conjunto. “Estou honrada em receber esse título, que é a soma de esforços de muitas vidas. Estou vendo aqui muitas. O motivo de eu estar aqui tem a marca de cada um de vocês. Vocês me ensinaram muito o que é construir uma vida que nos possibilita transformar as vidas de outras pessoas com as quais nós convivemos no cotidiano. Esse título tem muitos significados.”
A Lei Municipal nº 14.888, que concede o título de cidadã honorária de Juiz de Fora a Girlene, é de autoria da vereadora Laiz Perrut (PT) e foi sancionada no dia 8 de maio de 2024 pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT). Em seu discurso, Laiz Perrut destacou a atuação da reitora em sua jornada na UFJF e seu papel no enfrentamento aos desafios orçamentários da gestão anterior, em que Girlene foi vice-reitora (2016-2024).
“Girlene sempre teve uma atuação firme, forte e que, ao mesmo tempo, consegue compreender a diversidade da nossa sociedade, o que foi fundamental para que a gestão enfrentasse a política de desmonte e precarização orçamentária das instituições públicas de ensino nos últimos anos. A Gigi está recebendo esse título hoje por ser uma inspiração para todos nós e, em especial, para nós mulheres.”
A mesa foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Zé Márcio – Garotinho (PDT). Na composição da mesa estavam presentes o marido da reitora, Félix Metre Pinto, o vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, o ex-reitor da instituição, Marcus David, a ouvidora especializada em Ações Afirmativas, Zélia Ludwig e a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Kelli Borges dos Santos.