Márcio Guerra, da Faculdade de Comunicação, dá nome ao evento, que entra oficialmente para o Calendário Oficial de Juiz de Fora (Foto: Gustavo Tempone)

O ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, será um dos participantes da 1ª Semana de Comunicação Social Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra, que acontece entre 5 e 9 de novembro, na Câmara Municipal de Juiz de Fora e no Campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior (CES). A Semana foi instituída pela Lei 13.745/2018, em agosto deste ano, e entra para o Calendário Oficial do Município. Sempre neste período, a ocupação do Plenário da Câmara deve estar reservada para a execução de atividades inerentes ao tema.

A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Em sua primeira edição, a programação conta com palestras, painéis e mesas de debates para a discussão de temas atuais, como fake news; comunicação e igualdade de gênero; comunicação pública e cidadania, entre outros. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35.

De acordo com o autor da lei, vereador Wanderson Castelar (PT), a comunicação é um campo estratégico, que faz parte do cotidiano e pode influenciar nas decisões da sociedade. “A comunicação social é absolutamente fundamental para fundar a sociedade e para firmar valores universais, como democracia, justiça e direito à livre manifestação”, diz. Sobre a escolha do homenageado, Castelar afirma ser o nome mais apropriado, uma vez que o professor Márcio Guerra possui um currículo grandioso e é um profissional de destaque na cidade.

De acordo com o professor, essa retribuição tem grande significado. “Representa um reconhecimento a mais que chega de um órgão público para um profissional que tem uma história de vida desde 1977, quando entrei na faculdade, focado na defesa intransigente, na liberdade de comunicação, de expressão e de amor por Juiz de Fora, pela cidade e pela Universidade”, diz. Segundo Guerra, a homenagem representa ainda a possibilidade de aproveitar esse espaço para refletir sobre o papel da comunicação nos dias atuais e trazer para futuros jornalistas e para a comunidade a informação sobre o que é a comunicação e a importância dela. “Eu me sinto muito orgulhoso e muito feliz de ter meu nome associado a um projeto como esse.”

O Homenageado
Márcio Guerra é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente e pesquisador do curso de Comunicação Social da UFJF e, atualmente, exerce o cargo de diretor de Imagem Institucional da UFJF.

Começou sua jornada profissional atuando nas rádios da cidade, o Diário da Tarde e PRB-3, principalmente na área de jornalismo esportivo. Nessa época pôde conviver e aprender com profissionais de destaque, como João Batista de Paula, Mário Helênio, Dirceu Costa Ferreira, Paulo César Magela, entre outros.

Trabalhou e ajudou a consolidar o jornal Tribuna de Minas, além de ter sido repórter da TV Globo. No final da década de 80, ingressou na carreira de professor e hoje é titular do curso de jornalismo da UFJF.

“Fico muito grato por essa oportunidade de compartilhar o meu nome com uma atividade que é tão importante, já que é um momento da gente refletir sobre a nossa profissão. Sobretudo, nesse período em que o jornalismo vem sendo tão questionado. Me sinto muito honrado, emocionado, por saber que ainda em vida – e isso é tão raro – eu contei com a generosidade da Câmara e, principalmente, do vereador Castelar, e de todos os vereadores, bem como da Prefeitura que aprovou essa ideia”, ressaltou.

Confira a programação da Semana
5 de novembro
Às 19h, sessão solene de abertura, no plenário da Câmara.

7 de novembro
Às 15h,  Painel “Regulação da Mídia: censura ou necessidade?”, com o ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e com a jornalista Marise Baesso, no plenário da Câmara.

Às 19h, mesa “Internet: terra sem lei?”, mediada pelo professor Márcio Guerra, com a participação do ex-ministro Ricardo Berzoini, e com os professores Lúcia Schmidt e Tarcízio Dalpra Junior, no campus Estrela Sul, do Centro de Ensino Superior (localizado na rua Luz Interior, 345, Bairro Estrela Sul).

8 de novembro
Às 17h, Painel: “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, ministrado pela Professora Gilze Bara e pelo jornalista Ricardo Assis, no plenário da Câmara.

Às 19h, Painel “Comunicação e igualdade de gênero: por um jornalismo mais inclusivo”, ministrado pela jornalista Aline Avellar e pelo intérprete de Libras Gabriel Martins, no plenário da Câmara.

9 de novembro
Palestra: “Comunicação Pública e Cidadania”, com os jornalistas Luiz Felipe Falcão, Ricardo Miranda e Maressa de Souza, às 15h, no plenário da Câmara.

3313-4734 / 4941 – Câmara Municipal de Juiz de Fora