Turmas que concluíram os cursos do Boa Vizinhança receberam seus certificados, no primeiro evento realizado pós-pandemia (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do seu Programa de Extensão Boa Vizinhança – Línguas, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizou uma cerimônia de formatura para 47 alunos que concluíram oito cursos de idiomas, realizados entre 2020 e 2023. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Letras nesta última quinta-feira, 28, às 19h, marcando a primeira solenidade realizada após o período de pandemia. 

Confira as fotos da cerimônia. 

José Adriano concluiu inglês e já está matriculado na turma de espanhol (Foto: Carolina de Paula)

José Ronaldo Adriano, funcionário terceirizado da Universidade, recebeu o diploma de conclusão do curso de Língua Inglesa e já está matriculado novamente para o curso de Língua Espanhola. Segundo ele, o interesse pelo idioma surgiu em 2019, quando viajou para a cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu. “Fiquei muito curioso e encantado como as pessoas falavam outras línguas. Eu queria entender também o que elas estavam falando”, explica Ronaldo, dizendo que acredita que este estudo também possa ajudar no trabalho para conseguir conversar com os estrangeiros que a UFJF recebe.

José Antônio Gama se interessava pelas canções em italiano e pode conhecer mais do idioma (Foto: Carolina de Paula)

Os alunos José Antônio da Gama e Mariana de Almeida foram selecionados para participarem do Programa Boa Vizinhança por meio da seleção de moradores de bairros do município. José Antônio, aposentado e morador do bairro Democrata, explicou que a iniciativa de aprender italiano foi motivada pela curiosidade e pelo encanto com a beleza do idioma, conhecido por suas melodias. “É o primeiro curso que fiz. Achei maravilhoso. Deu para ter uma base sobre a língua italiana. Espero ainda um dia poder ir à Itália para poder colocar tudo o que aprendi em prática.”

O trabalho levou Mariana de Almeida  se interessar pelo espanhol (Foto: Carolina de Paula)

Já Mariana, moradora do bairro Santa Luzia, escolheu o espanhol para aprimorar sua carreira. Em 2019, ela iniciou o curso de Libras-Letras, mas optou por interrompê-lo durante a pandemia. Ao mesmo tempo, começou a trabalhar em uma casa de apoio a refugiados em Juiz de Fora, o que a motivou a se matricular novamente, desta vez no curso de espanhol. “Hoje o espanhol, para mim, envolve uma questão profissional, de inclusão e acolhida dos imigrantes que chegam até Juiz de Fora.”

As ex-bolsistas do curso de italiano, Maria Fernanda Cassani, Isabella Benevenuto e Laura Prates, também marcaram presença no evento para prestigiar os formandos e participar da entrega dos diplomas do curso de Italiano. Elas compartilharam que o projeto representa uma valiosa oportunidade de vivenciar a experiência de ensino, acompanhando de perto o progresso e o desenvolvimento dos alunos na sala de aula.

Troca de conhecimento e experiências

A pró-reitora adjunta e coordenadora do Programa, Fernanda Cunha, ressaltou a troca de conhecimento com o alunos dos cursos (Foto: Carolina de Paula)

A pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora do Programa Boa Vizinhança, Fernanda Cunha, enfatizou a importância da UFJF estar de portas abertas para as comunidades locais e municipais e agradeceu a todos os professores, alunos, estudantes e diretores envolvidos no projeto. “Esta é uma noite de celebração para a Universidade. É maravilhoso ver aqui alunos com seus familiares, ex-bolsistas e professores reunidos para comemorar a conclusão dos cursos.” Fernanda também ressaltou que o projeto é responsável por promover uma valiosa troca de conhecimento e experiências, algo que só é possível devido à confiança dos estudantes.

A diretora da Faculdade de Letras, Aline Fonseca, destacou a importância do programa por permitir o envolvimento da unidade com a comunidade externa. Além disso, Aline enfatizou que o programa abre portas para novas oportunidades, incluindo a continuidade nos cursos do programa e a possibilidade de ingressar em cursos de graduação em línguas oferecidos pela Universidade, convidando todos a retornarem à instituição.

A mesa contou também com a presença da coordenadora do curso de Licenciatura em Letras integral, Paula Roberta Armelin, da vice-coordenadora do curso de Libras-Letras, Hadassa Santos, e da coordenadora do curso de Língua inglesa do programa Boa Vizinhança, Nícea Nogueira.

Boa Vizinhança

O programa, que completou 20 anos de existência, possui aulas ministradas por bolsistas, estudantes do curso de Letras. Semestralmente, o Boa Vizinhança oferece 35 vagas para cada um dos cursos: Língua Inglesa, Espanhola, Francesa, Latina, Grega, Italiana e Libras. O projeto conta ainda com uma turma de Português como Língua de Acolhimento, voltada para estrangeiros residentes em Juiz de Fora. Os cursos têm a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária total de 180 horas.

Podem se inscrever os candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais de instituições particulares, que não tenham vínculo em nenhum curso de graduação ou pós-graduação da UFJF. As vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da Universidade, mas interessados dos demais bairros do município podem também se candidatar às vagas. É exigida, como escolaridade mínima, o ensino fundamental.

O objetivo geral é atender prioritariamente às necessidades e interesses da comunidade do entorno da UFJF, através do desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, fala e produção escrita em nível iniciante, aproximando a prática da sala de aula às práticas sociais de que o aluno participa em sua vida cotidiana.

Outras informações: (32) 2102-3960 –  Pró-reitoria de Extensão

E-mail: extensao@ufjf.edu.br