O Prêmio Critt Startup do Ano 2025, concedido pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta sexta, 31, às 9h no espaço do Crittworking. A premiação reconhece as startups que mais se destacaram no processo de incubação ao longo do ano e apresentaram melhor desempenho nas categorias: maior participação nas ações do critt, maior número de vendas, menor taxa churn (cancelamento de vendas) e maior geração de empregos. Será concedido o título de Startup do Ano para a empresa que alcançar a melhor média geral entre todas as categorias avaliadas.
Iniciativa da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt, o prêmio tem o objetivo de homenagear os destaques do ano e fortalecer a visibilidade das ações desenvolvidas, promovendo conexões e inspirando novas perspectivas sobre o papel das incubadoras no fomento ao empreendedorismo de base tecnológica. Atualmente, a incubadora conta com 24 empresas vinculadas.

Pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, diz que evento pretende fortalecer a visibilidade das ações desenvolvidas pelas startups (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Para Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da UFJF, o prêmio simboliza mais que uma celebração de resultados. “É o reconhecimento de um ecossistema que pulsa inovação, talento e empreendedorismo dentro e fora da UFJF. Cada startup premiada representa o esforço coletivo de transformar conhecimento científico em soluções reais para a sociedade.”
Segundo Campos, a premiação reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional e com a consolidação de Juiz de Fora como um território de inovação. “É também um incentivo para que mais empreendedores se conectem com o Critt, com o Parque Tecnológico, fomentando a inovação e a geração de oportunidades, posicionando a UFJF como importante agente no ecossistema de inovação de Juiz de Fora e Região”.
O prêmio, criado pela Gerência de Empreendedorismo do Critt, celebra as conquistas anuais das empresas que fazem parte do centro. Para Débora Marques, gerente de empreendedorismo que gerencia as ações da IBT e do Condomínio de Empresas do Critt, essa é uma premiação que reflete a conquista dos principais indicadores de crescimento de startups. “Ela demonstra como as metodologias usadas no Critt ajudam pessoas a criarem negócios de alto impacto e escalabilidade”, afirma.
Para além da premiação das empresas, a edição de 2025 celebra, também, as conquistas dos negócios presentes no Condomínio de Empresas do Centro (um ambiente de inovação com o objetivo de abrigar e apoiar empresas de base tecnológica).
Também será apresentado o selo que as empresas que compõem a Comunidade do Critt poderão usar: a “Digital do Critt”. O símbolo, a ser usado pelos negócios que já passaram ou estão passando pelo Critt, “sinaliza para clientes, parceiros e fornecedores que o negócio incubado ou pertencente à nossa comunidade têm a confiabilidade da marca agregada da UFJF e do Critt e que passaram por processos de apoio e de governança do Centro”, enfatiza Débora.

