
A entrega de equipamentos contou com a presença do vice-reitor Telmo Ronzani, de representantes da Receita Federal e de diretores e pró-reitores de diversas unidades e institutos da Universidade (Foto: Carolina de Paula/UFJF).
Um lote com cerca de 500 equipamentos eletrônicos foi doado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela Receita Federal de Juiz de Fora. A cerimônia de entrega ocorreu na última terça-feira (23), com a presença do vice-reitor Telmo Ronzani, representantes da Receita Federal e diretores e pró-reitores de diversas unidades e institutos da Universidade.
O lote inclui celulares, tablets, câmeras fotográficas e computadores apreendidos pelo órgão público, que serão distribuídos para o Colégio de Aplicação João XXIII, o Centro de Ciências, a Faculdade de Engenharia e o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), vinculado à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

O vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani (à esquerda), com o delegado da Receita Federal, Marco Amorim (à direita) (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
O vice-reitor Telmo Ronzani destacou a importância da colaboração entre professores, técnicos-administrativos e instituições parceiras, reforçando os benefícios para os estudantes. “Acredito que haverá um impacto muito positivo tanto para os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII quanto para os que frequentam o Centro de Ciências. Além disso, queremos fortalecer a parceria com a Faculdade de Engenharia, que sempre foi muito colaborativa e realiza trabalhos significativos em benefício da sociedade”, afirmou Ronzani.
O delegado regional da Receita Federal, Marco Amorim, ressaltou a relevância da parceria com a UFJF e o aproveitamento dos equipamentos doados. “Essas colaborações são muito importantes. É uma via de mão dupla: sabemos que vocês precisam de alguns desses itens para suas atividades, e estamos à disposição para ajudar. Para nós, é um privilégio contribuir com o trabalho significativo que a universidade realiza”, disse Amorim.
Ele também mencionou doações anteriores, como materiais destinados à realização de procedimentos de endoscopia gastrointestinal no Hospital Universitário em 2022, e reforçou a importância da educação fiscal. “Se ensinarmos os jovens, principalmente alunos do ensino médio, sobre a contribuição tributária, eles entenderão que esses tributos financiam serviços essenciais, como saúde, educação e segurança”, explicou.
Para Kenia Guimarães, chefe da Divisão de Programação e Logística da Receita Federal em Minas Gerais, a parceria com a UFJF permite o aproveitamento de mercadorias impróprias para consumo, como TVs Box piratas (“gatonet”), dispositivos não homologados pela Anatel que acessam canais pagos ou serviços de streaming ilegalmente.“Essa colaboração é extremamente significativa, pois nos permite promover a cidadania fiscal e reaproveitar mercadorias que antes eram destruídas. Hoje, transformamos esses dispositivos em minicomputadores para uso nos laboratórios da UFJF, gerando economia e cidadania”, destacou Kenia.
Outras doações ainda são aguardadas, incluindo a entrega de um automóvel.

