Materiais vão ser usados nos setores de endoscopia, em busca de aprimorar ações de ensino, pesquisa e extensão e ampliar atendimento aos usuários do SUS (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Após tornar pública a parceria com a unidade local da Receita Federal, a Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu equipamentos doados pelo órgão. Os materiais foram encaminhados para os setores de Endoscopia e de Imagem do Hospital Universitário (HU) em busca de aprimorar as ações de ensino, pesquisa e extensão, ampliar o atendimento aos usuários e formar recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, a Universidade foi procurada pela Receita e demonstrou interesse em receber os materiais, direcionados para a realização dos procedimentos de endoscopia gastrointestinal, pois se tratam de ferramentas importantes para cuidar da população. “O HU entendeu que são equipamentos utilizados com muita frequência no atendimento das demandas da comunidade e que seriam necessários para ampliar a quantidade de assistidos”, ressalta.

“Nosso hospital é referência para uma macrorregião que engloba cerca de um milhão de pessoas. Quando temos equipamentos mais precisos, atendemos a população de forma mais acelerada. Esse é um objetivo que mobiliza a Receita Federal, pois percebe a destinação dos materiais para um uso coletivo e a favor da sociedade.”

Modernidade
De acordo com o superintendente do Hospital, Dimas Araújo, o setor de endoscopia do HU atende a toda Juiz de Fora e zona da mata, realizando exames diagnósticos e terapêuticos. “O serviço conta com uma equipe preparada para realizar diversos tipos de procedimentos que podem ser determinantes no processo saúde/doença de uma pessoa. Tudo isso, com atendimento 100% SUS, fortalecendo a rede e sendo referência para a região”.

Diante deste cenário, Araújo explica que os materiais recebidos da Receita Federal são de extrema importância para atendimento à população e fortalecimento do SUS, trazendo modernidade e qualidade ao setor. “Esses equipamentos estão em consonância com os produtos mais utilizados no mercado e, por meio destes novos aparatos tecnológicos, o setor tem sua capacidade de funcionamento potencializada”.

Segundo o chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do HU, Lincoln Ferreira, foram recebidos aparelhos como, por exemplo, endoscópios, monitores e gastroscópios. “Atualmente os exames endoscópicos fazem parte da rotina médica e a fila de espera é longa no SUS. Esses materiais, além de caros, exigem manutenção constante. Novos equipamentos resultam em maior constância na oferta de exames e menor risco de interrupção do tratamento. Sem essa aparelhagem de endoscopia não há como realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

SUS
Para Girlene, esses equipamentos chegam para valorizar o ensino, a pesquisa e a extensão, mas, sobretudo, possibilitam uma assistência com mais qualidade para os usuários do SUS, pois quando a assistência em saúde é feita com mais celeridade, a fila de espera diminui, e isso causa um bom impacto.

“A aquisição desses equipamentos tem uma perspectiva de manter uma educação permanente na área de saúde, de forma efetiva, com o envolvimento de mais professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e técnico-administrativos em Educação (TAEs). Além disso, potencializa a formação de recursos humanos para o SUS. Esses materiais não são apenas para prestar serviços, eles também servem para ensinar como deve ser feito o cuidado com o outro”, finaliza a vice-reitora.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf