Como a meditação pode transformar a rotina, trazendo mais equilíbrio e clareza mental? Essa é a proposta do “Ponto de Concentração”, projeto pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A iniciativa integra o Programa para Qualidade de Vida no Trabalho (Pró-Vida), voltado à promoção da qualidade de vida. As atividades já estão acontecendo no Salão de Leitura da Biblioteca Central. Não é necessário realizar inscrição.

Os encontros de meditação em Atenção Plena (Mindfulness) são conduzidos pelo médico perito da Cossbe, Afonso Damião Neto. Eles são abertos a toda a comunidade acadêmica: estudantes, docentes, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e terceirizados.
Com uma hora de duração, os encontros incluem exercícios de meditações guiadas e orientações para quem deseja começar e incorporar a prática em sua rotina. De acordo com o facilitador, a meditação está associada ao aumento na capacidade de concentração, à promoção da saúde mental e à melhora da qualidade de vida em geral.
Para atingir diferentes públicos, são quatro possibilidades de encontros semanais: às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30, e às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30.
Outras informações
Pró-Vida
