A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta terça-feira, 19, um encontro com servidoras gestantes e puérperas no encontro do “Projeto Luz de Betânia: rodas de conversa e vivências de apoio à gestação, parto e puerpério”.

Projeto Luz de Betânia promove rodas de conversa e vivências de apoio à gestação, parto e puerpério, apresentando e discutindo temas relativos ao período perinatal (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O grupo de educação em saúde realiza rodas de conversa para apresentar e discutir temas relativos ao período perinatal, sendo uma oportunidade para os participantes trocarem experiências e conhecimentos sobre o momento vivenciado, seguidas de práticas de yoga, meditações, visualizações e outras vivências específicas para a gestação.

O projeto, voltado para gestantes e puérperas servidoras da UFJF ou companheiras de servidores da instituição, é vinculado ao Programa Pró-vida, desenvolvido pela Cossbe e voltado para a qualidade de vida dos servidores. De acordo com uma das coordenadoras, Fernanda Mazzoni, a iniciativa teve início em 2020 e é uma homenagem póstuma à enfermeira Betânia Maria Fernandes, ex-professora da Faculdade de Enfermagem, falecida em dezembro de 2019. Betânia foi autora do projeto do Centro de Parto Normal – Casa de Parto.

Rede de apoio
O Luz de Betânia conta com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros e assistentes sociais, e promove o debate de diversos temas, como vias de nascimento, trabalho de parto, amamentação, puerpério e cuidados com o recém-nascido, entre outros assuntos. “É muito bom ter um retorno das participantes. Temos cerca de 15 mulheres que já passaram pelo grupo. O nosso trabalho aqui é justamente criar essa rede de apoio e dividir essas dores e amores nesse momento tão importante de suas vidas.”

Para a servidora da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Danieli Macedo, a maternidade sempre foi um sonho e participar dos encontros fez total diferença. “Quando tive conhecimento desse projeto, logo quis participar. Queria saber tudo sobre a maternidade e ter encontrado isso dentro da Universidade foi muito bom. Para mim, foi um divisor de águas. Ajudou na minha saúde mental e na minha qualidade de vida”.

Como participar?
Servidoras e servidores interessados no projeto podem entrar em contato com a equipe de Enfermagem do Trabalho, pelo e-mail luzdebetania.ufjf@gmail.com. Os encontros são realizados a cada 15 dias. A partir do próximo ano, novas turmas serão disponibilizadas, inclusive, para servidoras de outros órgãos federais.

(32) 2102-3930 – Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar – Cossbe