Objetivo é preparar e revisar os conteúdos específicos da área de Ensino Religioso, com vistas à qualificação de candidatas e candidatos ao concurso da SEE/MG  (Foto: Stefânia Sangi)

Professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e convidados irão ministrar curso preparatório gratuito para o concurso da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que oferece 1.227 vagas para Professor de Educação Básica (PEB) na disciplina de Ensino Religioso. A prova está marcada para o dia 28 de setembro de 2025.

O curso será realizado em quatro aulas, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas: 4, 11, 18 e 25 de agosto. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até às 12h do dia 4. As aulas serão expositivas, realizadas de forma remota e síncrona, por meio de plataforma digital – Google Meet e Youtube – com emissão de certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF para os participantes com frequência integral.

O curso destina-se a especialistas, mestres(as), doutores(as), licenciados(as) e estudantes de licenciatura em Ciência da Religião de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, com cursos reconhecidos pelo MEC. Também está voltado a professores e professoras que já atuam no Ensino Religioso, sem formação específica/linear em Ciência da Religião, mas que pretendem exercer a docência na educação básica.

A iniciativa é do Centro Acadêmico Ciência da Religião, em parceria com o Departamento de Ciência da Religião da UFJF e com a Associação de Docentes de Ensino Religioso e Ciências da Religião de Minas Gerais (ADPERMG). Veja a programação:

04 de agostoEnsino Religioso – Legislação e aspectos epistemológicos-metodológicosProfessora  Elisa Rodrigues

I – O Ensino Religioso na Constituição Brasileira e na Legislação Educacional; II – Objetivos e orientações pedagógicas do Ensino Religioso nas escolas públicas mineiras; III – Pressupostos do Ensino Religioso; V – Didática do Ensino Religioso; VII – O Professor de Ensino Religioso e a construção de sua identidade; VIII – O Projeto Político-Pedagógico da escola e o Ensino Religioso; IX – O Ensino Religioso e o contexto da interdisciplinaridade.

11 de agosto – Unidades temáticas Crenças Religiosas e Filosofias de Vida e Manifestações Religiosas – Professora Andréa Silveira de Souza,

IV – História das Religiões e atualidade; VI – Ética, Valores e Cidadania; X – As diferentes religiões e os fenômenos religiosos; XI – Manifestações Religiosas; XII – Religiões no Brasil – A diversidade cultural e religiosa do Brasil; XIII – Religião e tradições indígenas. XIV; Os Símbolos Sagrados e suas funções.

18 de agosto Temas do Ensino Religioso – unidade temática Identidades e Alteridades – Professor André Yuri Gomes Abijaudi

XVI – De onde vim e para onde vou?  XVII – O Eu em relação ao mundo; XVIII- Relações interpessoais; XIX – Concepção de ser humano; XX – A religiosidade como fenômeno próprio da vida humana; XXI – Valores fundamentais para promoção da vida em comunidade e o desenvolvimento das relações humanas; XXII – Limites da vida individual e coletiva.

25 de agosto – Educação, Didática, Currículo – Prof. Marco Túlio e Prof. Paulo Agostinho (PUC/MG)

XXIII – Os quatro pilares da educação para o século; XXI: foco no aprender a conviver e no aprender a ser; XXIV – História da educação: Concepções teóricas de educação, mundo, homem e Escola, função social da educação escolar; trabalho como princípio educativo e Pesquisa como princípio pedagógico; XXV – Tendências Pedagógicas: Recursos e procedimentos didáticos; planejamento do ensino; tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico; avaliação da aprendizagem; relação professor e aluno; XXVI – Currículo integrado: Educação inclusiva; valorização das diferenças individuais de gênero, étnicas e socioculturais como processos de enfrentamento à desigualdade; XXVII – Gestão escolar democrática e participativa: relação escolar interna e com a Comunidade.

Outras informações
cursocaciradper@gmail.com