Em outubro de 2023, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assinou o termo de adesão à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) para a implementação de sua rádio e da TV Universitária. A partir desta data, a Instituição passou a buscar a viabilização técnica e educativa para a iniciativa. Além de ampliar a comunicação do campus com a população externa, o objetivo é também incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica nas ações desenvolvidas nestes veículos. 

Cristiano Rodrigues, diretor de Imagem Institucional e coordenador do projeto Rádio e TV (ao centro), ao lado do técnico do Laboratório de Telecomunicações da UFJF, Rogério Casagrande, e dos bolsistas Thiago Baesso, Taís Alves e Gabriel Vinhosa (Foto: Kaio Lara/UFJF)

Em uma nova etapa, foi aprovado, em fevereiro de 2025, o Programa de Extensão Rádio e TV UFJF, que permite a inclusão de projetos e ações de extensão de todos os servidores. Desta forma, docentes e técnicos administrativos em Educação (TAEs) que quiserem participar podem submeter suas propostas por meio do Siga de Extensão.

A criação do programa de Extensão visa desenvolver um lastro que fundamente o caráter educativo das emissoras, abrindo espaço para professores e TAEs de todos os cursos proporem atividades que dialoguem com suas áreas de conhecimento e envolvam estudantes como voluntários, bolsistas e/ou estagiários. 

A perspectiva é de que a rádio entre no ar antes da TV, devido à diferença de recursos a serem investidos e ao avanço na definição de locais de funcionamento de suas estruturas de produção e transmissão. Neste caso, por exemplo, um docente ou TAE da área de Administração pode propor uma ação voltada à organização da estrutura administrativa da emissora. Já um profissional de Arquitetura pode colaborar com um projeto de requalificação do espaço onde ficará a antena de transmissão; e assim por diante, havendo potencial de abrangência ainda maior de cursos quando a emissora estiver no ar.

A pró-reitora de Extensão da UFJF, Érika Andrade e Silva, ressalta que a rádio universitária terá influência direta na trajetória dos estudantes: “Tenho certeza que, para a formação profissional, humana e social de qualquer estudante, a rádio vai ter um impacto muito importante porque fará parte da nossa realidade. Eles vão poder pensar na perspectiva de suas profissões utilizando a ferramenta do rádio.” 

Além de projetos específicos, os professores também poderão integrar a iniciativa por meio de ações de extensão desenvolvidas dentro das disciplinas, com a participação de estudantes cadastrados no Siga-X. Como exemplo, um professor de Direito pode propor como trabalho final da disciplina a elaboração de um documento com diretrizes jurídicas para a emissora.

Rede Nacional
A rádio da UFJF está vinculada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Essa adesão permite que todo conteúdo produzido localmente possa ser veiculado por outras emissoras públicas do país, ampliando o alcance da produção e promovendo a integração entre universidades e o sistema público de comunicação, além incentivar ações de pesquisa, divulgação científica, formação pedagógica e orientação profissional.

Estrutura
A estrutura técnica da futura rádio começou a ganhar forma pela aquisição dos primeiros equipamentos, com recursos viabilizados por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Ana Pimentel (PT). Foram comprados itens como antenas de recepção e transmissão, transmissor e receptor de sinal, processador de áudio e cabos profissionais.

Reunião entre equipes da Diretoria de Imagem Institucional e do Laboratório de Telecomunicações da UFJF para discutir etapas de implantação da Rádio UFJF (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

O Laboratório de Telecomunicações da UFJF é responsável pelos testes iniciais, com apoio do técnico Rogério Casagrande. “Todos os equipamentos escolhidos são profissionais e de alta qualidade, além de estarem de acordo com as especificações da EBC”, destaca o técnico.

Paralelamente, a equipe do projeto avança nas negociações internas e externas para a instalação da emissora. Segundo o diretor de Imagem Institucional e coordenador do Programa de Extensão Rádio e TV UFJF, Cristiano Rodrigues, entre os pontos definidos estão a localização da antena de transmissão, que será instalada no Morro do Cristo, em Juiz de Fora – área estratégica para ampla cobertura local -, e a sede da rádio, que funcionará na Faculdade de Comunicação (Facom), no campus da UFJF.

De acordo com Rodrigues, com a adesão à RNCP e os esforços pela implementação de uma emissora universitária educativa, a UFJF fortalece seu papel como produtora de conhecimento público e democrático. “O projeto reforça a missão institucional de conectar ensino, pesquisa e extensão com as necessidades da sociedade, oferecendo aos estudantes um espaço de formação prática e crítica, e à população, um canal de conteúdo voltado para educação, cultura, ciência e inovação.”