A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a oficina de “Letramento para diversidade: corpos, gêneros e sexualidades”, que será realizado dia 25 de junho, às 14h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, localizado na Reitoria. As atividades são voltadas à comunidade interna e externa. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico.
O evento tem como objetivo promover o conhecimento e a reflexão sobre a diversidade de corpos, identidades de gênero e orientações sexuais, incentivando práticas inclusivas e o combate a estigmas, estereótipos e discriminações. A proposta é contribuir para a construção de uma cultura de respeito, igualdade e valorização das diferenças, tanto no ambiente universitário quanto na sociedade em geral.
Segundo a diretora de Ações Afirmativas, Danielle Teles, a atividade visa proporcionar um espaço de formação e sensibilização para compreender criticamente e respeitar as múltiplas identidades. “Entendemos a importância de construir um ambiente acadêmico livre da LGBTfobia, que seja um ambiente acolhedor e respeitoso”, destaca.
Conheça os palestrantes
O evento contará com a participação de pesquisadores da UFJF envolvidos em estudos sobre gênero, sexualidade e direitos humanos.

Marcos José Duarte destaca a importância do debate, já reconhecida em diversas universidades (Foto: Arquivo pessoal)
Marco José Duarte, professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF, é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis), bem como do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+). Ele destaca que a importância do debate e da realização da oficina tem sido reconhecida por diversas universidades, inclusive pela UFJF. “É inadmissível que, em pleno 2025, ainda testemunhemos práticas desumanizadas, violações de direitos e violências das mais diversas formas direcionadas à população LGBTI+.”
A professora Sabrina Pereira Paiva, também integrante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis). Atualmente, dedica-se ao debate sobre gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos, com foco especial na juventude brasileira, a partir de uma perspectiva feminista, decolonial e interseccional.

Sabrina Paiva dedica-se ao debate sobre gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos, com foco especial na juventude brasileira (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo a docente, discutir o tema na UFJF é “falar do óbvio”, uma vez que se trata de uma iniciativa importante e necessária, alinhada à concepção das universidades públicas como espaços socialmente referenciados, inclusivos, acolhedores das diversidades e comprometidos com as lutas sociais contra as múltiplas formas de desigualdade, exploração e opressão de gênero e sexualidade.“Lutaremos contra todas as formas ainda existentes de violências institucionais contra a população LGBTQIAPN+. Por isso, a oficina de letramento é tão importante e necessária.”
Outras informações: Diretoria de Ações Afirmativas – Diaaf