O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização em Práticas Docentes em Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Intitulado “A fauna do Jardim Botânico da UFJF em jogo: um enfoque interdisciplinar entre Ciências e Língua Portuguesa”, o material, desenvolvido pela docente Isabela Dias Mesquita, tem o objetivo de integrar, de forma lúdica, os conteúdos das áreas de Ciências e Língua Portuguesa no processo de alfabetização.

Breno Moreira, diretor do Jardim Botânico; Patrícia Botelho, professora; Isabela Dias Mesquita, autora do trabalho; e Cassiano Fonseca, orientador; durante a apresentação final do TCC (Foto: Arquivo Pessoal)
O resultado é um e-book com quatro jogos educativos impressos, voltado para alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. A proposta alia a ludicidade ao ensino interdisciplinar, estimulando a leitura, a escrita e, simultaneamente, o cuidado com o meio ambiente.
Os jogos desenvolvidos — “Duelo Animal”, “Vogais dos Animais”, “Bingo da Fauna” e “Escrita Animal” — foram pensados para proporcionar uma aprendizagem significativa. As atividades estimulam a curiosidade, o pensamento científico e a interação com o conhecimento desde os primeiros anos escolares.
A escolha dos animais presentes nos jogos teve como referência o catálogo “A Fauna Silvestre do Jardim Botânico: Listagem dos principais animais registrados no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora”, do fotógrafo Hélcio Lavall. A seleção foi enriquecida por visitas ao local e diálogos com a equipe do Jardim. Entre os critérios adotados, destacam-se a familiaridade das crianças com os animais e a estrutura das palavras, facilitando o processo de alfabetização.

“Duelo Animal” é um dos jogos criados pela docente Isabela Dias Mesquita para auxiliar na alfabetização e no desenvolvimento da leitura e da escrita
Na área da Língua Portuguesa, os jogos auxiliam no desenvolvimento da leitura e da escrita, utilizando um banco de palavras formado por nomes de animais. Já em Ciências, o material promove o conhecimento da fauna local, estimulando habilidades como a descrição de características dos animais — tamanho, forma, cor, fases da vida e habitat — de forma conectada ao cotidiano dos alunos.
Para Isabela Dias Mesquita, trabalhar com animais que habitam o Jardim Botânico aproxima as crianças da biodiversidade local e contribui para a formação de uma consciência ecológica desde os primeiros anos escolares. Além disso, valoriza o jardim como um ambiente educativo vivo, que pode e deve ser explorado pelas escolas públicas.
O Jardim Botânico da UFJF é um espaço fundamental para a conservação da biodiversidade local. Funciona como centro de pesquisa, educação ambiental e extensão universitária. Localizado em uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica em zona urbana no Brasil, abriga diversas espécies de fauna e flora nativas e exóticas.

Bingo da Fauna é outra atividade lúdica que integra o ensino de Ciências e Língua Portuguesa
Mais do que sua função ecológica, o espaço se destaca como ambiente de integração entre saberes científicos e populares, representando um patrimônio coletivo e símbolo da luta pela preservação ambiental.
Aberto ao público com entrada gratuita, o espaço oferece visitas guiadas, eventos educativos, cursos e oficinas voltadas à conscientização ambiental e à valorização da Mata Atlântica. A iniciativa de Isabela reforça o potencial pedagógico do Jardim Botânico da UFJF como ferramenta de ensino interdisciplinar, despertando nas crianças o interesse pela linguagem e pelo meio ambiente desde os primeiros anos escolares.
