Daniel Godoy assume o cargo de direção da Faefid com missão de preparar os alunos para o mercado de trabalho e para serem protagonistas de mudanças sociais (Foto: Twin Alvarenga)

Os professores Daniel Godoy Martinez e Dilson Borges Ribeiro Junior tomaram posse na segunda-feira, 12, para os cargos de diretor e vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia contou com a presença do vice-reitor da UFJF, Telmo Ronzani, da comunidade acadêmica e de ex-diretores da unidade.

Em seu discurso, Daniel Godoy disse que é preciso compreender o papel da Educação Física na sociedade e lutar sempre por uma instituição de ensino mais plural e justa. “Temos dezenas de projetos que dialogam diretamente com a comunidade, revelam talentos esportivos e promovem saúde e bem estar ao atuarem em escolas e no Hospital Universitário. A integração entre teoria e prática, entre universidade e sociedade é um dos maiores trunfos que pretendemos manter.”

O diretor eleito também dirigiu a palavra aos estudantes, a quem chamou de “corações pulsantes da nossa faculdade”. Reafirmando o caráter democrático, sensível e participativo que deseja dar à sua gestão, Godoy declarou que a intenção é preparar os alunos para o mercado de trabalho e para serem protagonistas de mudanças sociais.

Para o vice-reitor Telmo Ronzani, o contato com a comunidade é uma característica muito forte do curso, e isso mostra a potência do ensino da Universidade que, por meio de seus projetos de pesquisa, de graduação e de extensão, proporcionam uma formação mais completa ao aluno. “A Faefid passa a ser um cartão de visitas da Universidade.” 

Veja todas as fotos da cerimônia

Ronzani também elogiou o trabalho do ex-diretor, Jeferson Macedo Vianna, pela sua atenção com as demandas da faculdade e pela colaboração com a gestão. A unidade, que passou por um grande expansão de sua infraestrutura, agora vive um contexto orçamentário diferente.

Nesse sentido, Vianna disse que, apesar do corte de verbas e da pandemia, diversos eventos esportivos, científicos e culturais foram realizados com o apoio da direção, como viagens de atletas do curso para competições e apresentações fora da cidade, nas mais variadas modalidades – atletismo, ginástica rítmica, basquete e dança de salão.

Em seu discurso, também citou as emendas para projetos de extensão e de pesquisa, as reformas realizadas nas salas de aula, a compra de equipamentos e a construção do tatame de luta. Sobre os projetos de extensão, destacou o alcance da Faefid junto à comunidade: “atendemos cerca de mil pessoas semanalmente de forma gratuita e com muita qualidade”.