
Cantora lírica, atriz e professora da UFJF, Taís Vieira comanda recital (Foto: Divulgação)
O Cine-Theatro Central recebe, nesta quarta-feira, 30, às 19h, a atriz, cantora lírica e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Taís Víera, para o recital “Santoro em Cartas e Canções”, em parceria com o Duo Rio de Ouro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação começa às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos são limitados e distribuídos na recepção do Central.
Trata-se de um recital com obras do compositor e maestro brasileiro Cláudio Santoro, resultado da pesquisa “A música de Cláudio Santoro e suas memórias (Acervo Sonia Santoro)”, vinculado ao Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Africanias/UFRJ. O trabalho investiga a teoria e a prática da música vocal brasileira e seus aspectos afro-íbero-americanos.

Apresentação retrata trajetória musical do compositor e maestro brasileiro Cláudio Santoro (Foto: Divulgação)
Acervo Sonia Santoro
O Acervo Sonia Santoro é o arquivo pessoal da filha de Cláudio Santoro, Sonia, e reúne diversos materiais, como fitas cassete, cartas, fotografias e partituras. É composto também por documentos provenientes de três outras fontes: Carlota Santoro (primeira esposa de Cláudio Santoro), Janete Alimonda (pianista) e a própria Sonia Santoro.
O repertório do recital busca retratar a trajetória musical do compositor em diferentes fases de sua vida: o período dodecafônico, o nacionalista e os anos vividos na Alemanha e na França. As obras foram escolhidas a partir da leitura de cartas, que revelam as experiências e reflexões de Cláudio Santoro em suas trocas com amigos e familiares.

Duo Rio de Ouro divide o palco com Taís Vieira (Foto: Divulgação)
Duo Rio de Ouro
Criado em 2020, o Duo Rio de Ouro é fruto da colaboração entre os professores da UFRJ Andrea Adour e César Buscacio. O duo se dedica à exploração das musicalidades e sonoridades históricas dos arredores do Rio Gualaxo do Norte — curso d’água impactado pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015. A proposta do duo é integrar pesquisa e performance, realizando recitais, palestras e publicações.
Ao final do recital, a professora Taís Víera, em parceria com o duo, selecionará integrantes da plateia para participar de uma masterclass. A iniciativa visa enriquecer a experiência do evento e transmitir os ensinamentos de Cláudio Santoro à nova geração da música lírica.
