
Professora Angélica Cotta, gerente de graduação da UFJF-GV, apresenta instituição aos novos estudantes (Foto: Dionatam Fonseca)
O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu na manhã da última segunda-feira, 10, um evento especial para receber os 58 calouros de Farmácia, Medicina e Nutrição que ingressaram na instituição. Chamado de Acolhimento aos Calouros, o evento apresentou aos novos estudantes detalhes sobre a rotina no ensino superior de uma universidade pública, bem como atrações de teatro e música.
A cerimônia teve início com uma mensagem em vídeo de boas vindas da reitora da UFJF Girlene Alves e do vice-reitor Telmo Mota. “Que vocês aproveitem cada espaço, cada encontro, cada possibilidade para ter um percurso repleto de aprendizados. Pensando sempre que o nosso papel é melhorar a condição de vida do povo brasileiro. Agradecemos muito por escolherem a UFJF, sejam bem-vindos”, afirmou Girlene.
Diretores, representantes de diversos setores, como biblioteca, assistência estudantil e graduação apresentaram os serviços disponíveis para os estudantes. “É um ciclo novo que se inicia na vida dos calouros. A ansiedade, expectativa, insegurança e alegria são sentimentos presentes entre eles. Então estamos aqui para acolhe-los e ajudá-los neste início que é desafiador”, destacou a gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta.

Equipe do projeto Rota Cultura que se apresentou no Acolhimento aos Calouros (Foto: Dionatam Fonseca)
Entre as apresentações institucionais, os calouros foram surpreendidos com uma cena de teatro dos integrantes do projeto de extensão Rota Cultural, coordenado pela técnica em assuntos educacionais da UFJF-GV, Julia Maia. A apresentação retratou de forma irrevente o encontro de um estudante calouro com veteranos. “A gente trouxe uma cena curta que se chama ‘Bingo, um calouro universitário´. Foi uma apresentação bem contextualizada para aproximar os novos estudantes da nossa universidade e também para mostrar que, embora não tenhamos cursos de artes aqui na UFJF-GV, nós temos locais de fomento a cultura e democratização das artes que podem ser acessados por eles”. Conheça o projeto Rota Cultural.
As atividades agradaram aos estudantes que vieram de diversas partes do país em busca de uma universidade pública e de qualidade. “Espero ter experiências muito boas, me identificar com o curso e com as pessoas com quem eu vou conviver”, destacou a caloura de medicina, Isadora Laurindo Eller, de Colatina, no Espírito Santo.
Dentre os inúmeros desafios nesta fase que se inicia, Arthur Bonine, também calouro de medicina, destaca aquele que considera o mais preocupante: o calor de Governador Valadares. “Minha cidade é bem mais fria que Valadares. Eu morava na zona rural, ou seja, já é mais frio. Mas aqui é muito calor, qualquer caminhadinha você já transpira demais. É muito inconveniente”, destacou o discente de Sardoá.
Calor que já faz parte da rotina dos calouros valadarenses que comemoram a oportunidade de cursar uma universidade federal pertinho da família. “Como eu moro aqui, moro com meus pais, não vou ter despesas com moradia e alimentação. Então eu vou economizar bastante”, comemorou a caloura do curso de Farmácia, Débora Dias.
Confira aqui as fotos do Acolhimento aos calouros.
Calendário Acadêmico
O acolhimento aos calouros marcou o início do segundo semestre letivo de 2024 para os cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição. O calendário acadêmico de 2025 para estes cursos ainda será definido.
Já os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Fisioterapia, Educação Física e Odontologia iniciaram o segundo semestre letivo de 2024 em novembro passado. Para estes cursos as aulas referentes ao primeiro semestre letivo de 2025 terão início em 22 de abril.
A diferença entre os calendários ainda é reflexo da suspensão das atividades presenciais no campus, durante a pandemia.