
Calouros foram recepcionados na última segunda-feira, 17, no auditório da Unidade Vila Bretas (Foto: Dionatam Fonseca)
O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) abriu suas portas para receber, com entusiasmo, mais de 100 novos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Fisioterapia e Odontologia. A programação de acolhimento, realizada nesta segunda-feira, 17, no auditório da Unidade Vila Bretas, proporcionou aos calouros um primeiro contato com a estrutura universitária, os setores administrativos e acadêmicos, além de momentos de integração, dinâmicas de grupo e apresentações culturais.
A recepção teve início com a exibição de um vídeo do Coral Universitário, que deu o tom artístico ao evento. Em seguida, os estudantes assistiram a uma mensagem gravada da reitora Girlene Alves, que celebrou a chegada dos novos integrantes da comunidade acadêmica. “É um momento de alegria para vocês e para nós. Aproveitem cada espaço, cada encontro, cada possibilidade para que o percurso seja de aprendizado e muita alegria. Pensando sempre que o nosso papel, enquanto universidade federal, é melhorar a vida da sociedade brasileira”, destacou a reitora.

O Setor de Inovação promoveu a Dinâmica do Marshmallow com o objetivo de proporcionar a integração entre os calouros. Cada equipe teve 12 minutos para construir uma torre usando apenas 20 espaguetes, 1 metro de fita adesiva e 1 metro de barbante. O marshmallow deveria ficar no topo da estrutura. (Foto: Dionatam Fonseca)
O diretor da UFJF-GV, Ângelo Denadai, também reforçou as boas-vindas e incentivou os calouros a aproveitarem plenamente a experiência universitária. “Desejo muito sucesso e aprendizagem. É uma fase importante da vida de vocês. Aproveitem o máximo possível o que a universidade pública e gratuita tem a oferecer”, afirmou.
Entre os novos alunos, histórias de descoberta vocacional e incentivo familiar marcaram o início da jornada acadêmica. Maria Cecília Cassini Lernes, caloura de Odontologia que ingressou pelo PISM, contou que seu caminho até o curso passou por uma mudança de planos durante o ensino médio. “No início do meu ensino médio, era totalmente diferente. Eu queria muito Direito e queria ir para a área da polícia civil. Só que minha irmã é dentista e eu me encontrei na Odontologia vendo ela trabalhar. Quando passei para o segundo ano do ensino médio decidi que queria Odonto”, relembrou a estudante, que mora em Governador Valadares.
Para Maria Isabel Guntendorfer Martins, caloura de Fisioterapia que entrou pelo Sisu, a influência familiar também foi determinante na escolha da carreira. “Eu ficava entre Psicologia, Fisioterapia, essas áreas. Porém tenho três primos que cursam Fisioterapia e eles sempre me incentivaram muito, já que é uma área muito bonita e que apresenta muitas possibilidades. Eu estou muito ansiosa para poder explorar cada área da Fisioterapia, de poder conhecer gente nova, de estudar mesmo. Eu gosto bastante, então estou bem ansiosa”, disse.
Já Arthur Ferreira Batista, calouro de Direito aprovado pelo PISM, enxerga no curso uma porta para um universo de possibilidades profissionais. “Eu sempre tive Direito na minha cabeça não só pela questão dos concursos, mas pela carreira jurídica. Eu vejo que é um universo muito louvável e muito amplo”, explicou. Sobre estudar em uma instituição federal na própria cidade, Arthur destaca as vantagens: “Eu só vejo vantagem em ter uma federal aqui em Valadares. Só vejo pessoas falando bem dela, do ensino, dos professores, enfim, de tudo. E as expectativas são as melhores”.


