A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas, até 13 de março, para o 13º Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior (Pibic-Jr) 2025. O programa visa promover a iniciação de estudantes do ensino médio da rede pública em atividades de pesquisa científica e tecnológica e contribuir assim para sua formação acadêmica. 

São oferecidas 90 bolsas para alunos do ensino médio da rede pública, distribuídas entre 20 escolas de Juiz de Fora e Governador Valadares (Foto: Arquivo UFJF)

No total, são oferecidas 90 bolsas para estudantes da rede pública, distribuídas entre 15 escolas estaduais de Juiz de Fora, além do Colégio de Aplicação João XXIII, e mais quatro escolas públicas de Governador Valadares. Cada bolsista recebe auxílio mensal de R$ 330 e deve cumprir uma carga horária de oito horas semanais.

A iniciativa acontece por meio de parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da UFJF e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O processo será realizado em etapas simultâneas. Primeiro, os professores da UFJF submetem os projetos para análise e avaliação. Paralelamente, devem acontecer reuniões com as escolas para orientar a seleção dos estudantes. 

Após a definição dos projetos e alunos participantes, a Propp será responsável por promover a interação entre eles, conectando cada estudante ao projeto e ao orientador correspondente.

Inscrições de projetos
Docentes da UFJF que possuem iniciação científica podem inscrever até dois projetos para participar do programa e solicitar até duas bolsas. Esses projetos podem ser oriundos de programas de iniciação científica já existentes na Universidade e devem apresentar uma descrição do que é e quais os planos de trabalho adaptados para os alunos do Ensino Médio. Os docentes interessados em inscrever seus projetos devem realizar o processo exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) – Pesquisa da UFJF. 

Para pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Faria, programa representa oportunidade especial para alunos do ensino médio (Carolina de Paula/UFJF)

A seleção será realizada com base em critérios como clareza e relevância do problema de pesquisa, objetivos do projeto, metodologia proposta, impacto potencial da pesquisa, organização do cronograma e plano de trabalho.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Pinto, o programa proporciona aos estudantes uma vivência direta no universo acadêmico e científico, com a possibilidade de apresentar os resultados de suas pesquisas no Seminário de Iniciação Científica da UFJF. Além disso, os alunos têm a chance de contribuir para projetos inovadores que podem gerar impactos significativos no desenvolvimento científico, educacional e social.

Retomada
Para ela, o programa representa uma oportunidade única para que os estudantes tenham contato direto com o ambiente acadêmico e científico. “O programa BICJr já existia na UFJF, mas foi descontinuado em 2016. Agora, com a retomada dos financiamentos da Fapemig, conseguimos um número significativo de bolsas, o que nos permitirá fortalecer os laços com as escolas da Rede Estadual de Ensino de Juiz de Fora e Governador Valadares.”

Priscila destaca que a iniciativa contribui diretamente para a formação dos estudantes do Ensino Médio, proporcionando uma vivência prática e orientada na área científica. Além do impacto na trajetória dos bolsistas, a pró-reitora reforça a importância do programa para a relação entre a Universidade e a comunidade. 

“A UFJF se envolverá ativamente na formação desses estudantes, proporcionando uma experiência prática de iniciação acadêmica e científica, orientada por nossos docentes. Isso contribuirá para despertar habilidades e interesses nos alunos, auxiliando-os em suas escolhas profissionais futuras. Também fortalecemos a integração da Universidade com a sociedade, reafirmando que a UFJF é um espaço aberto a todos e todas.”

Edital completo.