Vinte estudantes que cursam as disciplinas Atletismo I e II do Curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) atuaram no último domingo, 2, como staffs da Corrida Rústica de Governador Valadares, tradicional evento em celebração aos 87 anos da cidade.
Supervisionados pela professora Silvana Nogueira Lahr e pelos profissionais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), os estudantes prestaram auxílio nos postos de água, na saída e chegada dos cerca de 1500 atletas participantes, entregaram kits e premiações, dentre outras funções.

Professora Silvana Lahr coordenou as atividades junto aos estudantes durante a corrida (Foto: divulgação)
Na semana anterior ao evento, os estudantes participaram de atividades teóricas e preparativas para a Corrida Rústica 2025. Na primeira delas, assistiram a uma palestra do professor Marcus Vinícius da Silva sobre a popularização da modalidade esportiva “Corrida de Rua”, que atualmente reúne milhares de pessoas de todas as idades e gêneros, bem como Pessoas com Deficiência.
Em um segundo momento, os estudantes participaram de uma roda de conversa com o profissional de Educação Física da SMCELT, Anselmo Nunes do Nascimento. Durante o encontro, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a organização da Corrida Rústica, conhecendo os desafios e potenciais para sua realização.
De acordo com a professora Raquel Magalhães, mediadora das duas atividades teóricas, “o envolvimento direto com um evento que consagra o esporte como celebração, inclusão e festa, é fundamental para uma formação acadêmica imersa na realidade profissional, estabelecendo o diálogo entre o conteúdo das disciplinas e a aplicação direta com a sociedade”.
Para o estudante do oitavo período do curso de Educação Física, Júnior César da Silva, a experiência foi enriquecedora. “A vivência em um evento dessa magnitude é fundamental para nós, estudantes, pois possibilita a aproximação e conexão entre teoria e prática. Acompanhamos de perto a preparação dos atletas nos momentos que antecederam a prova, as estratégias adotadas por cada competidor e a dinâmica da organização no dia do evento”, relatou o jovem que atuou na distribuição dos kits.
Júnior César destacou ainda que a popularização da corrida de rua traz uma nova perspectiva em relação ao mercado de trabalho. “É importante ressaltar que a corrida de rua é um campo promissor de atuação, tanto no treinamento de atletas quanto na gestão e organização desses eventos esportivos. Tenho certeza de que, em um futuro breve, muitos de nós discentes, estaremos inseridos profissionalmente nesse meio”.