Prestes a completar 64 anos no dia 23 de dezembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta quarta-feira, 18, a cerimônia de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek. A cerimônia é em reconhecimento a 28 pessoas que contribuíram de forma significativa para a história da Instituição. O evento aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e contou com a participação dos membros do Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Honraria foi entregue a 28 pessoas que contribuíram de forma significativa para a história da Instituição (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O público pôde acompanhar a exibição do vídeo sobre a história da Universidade e o papel importante de Juscelino Kubitschek para a sua criação. A entrega das medalhas foi feita pela reitora Girlene Alves, acompanhada do vice-reitor Telmo Ronzani e do secretário geral da UFJF, Álvaro Quelhas.

Confira fotos da cerimônia

A reitora destacou a importância da celebração em reconhecimento ao impacto que cada homenageado promoveu na UFJF. “Esse mês de dezembro, quando entregamos essas medalhas, aproveitamos para uma comemoração dupla. Além do aniversário da UFJF, hoje fazemos a entrega das medalhas para 18 mulheres e dez homens, em reconhecimento do papel que estas pessoas desempenharam para o fortalecimento de uma universidade democrática, uma instituição pública que é motivo de orgulho e satisfação.”

Reitora Girlene Alves ressaltou o papel dos homenageados para a construção de uma universidade democrática e uma sociedade mais justa (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Girlene fez um breve histórico dos mais de 60 anos da UFJF e se dirigiu aos homenageados em sentimento de gratidão pelos serviços prestados à Instituição. “Nesse momento, é importante reconhecer o trabalho fundamental de cada um de vocês nos mais diversos espaços e atuações, é mais do que um gesto de reconhecimento, é dizer que vocês são fundamentais para que continuemos lutando por uma sociedade mais justa.”

O evento também contou com apresentação cultural do Coral Àkórin, criado para celebrar e promover a cultura afro-brasileira através da música. O projeto é integrado ao Programa de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart), da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), e pretende dar voz a cantores dedicados a ensaiar e apresentar músicas e arranjos que destacam a riqueza e a diversidade da herança cultural africana no Brasil.

Confira o vídeo da cerimônia e depoimentos dos homenageados

Valorização
Cada homenageado foi indicado pelas unidades acadêmicas e pela Administração Superior. A aprovação final se deu pelo Conselho Superior (Consu). Dentre os contemplados, o ex-reitor por dois mandatos consecutivos (2016-2024) da UFJF, Marcus Vinicius David. A indicação veio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF (Facc), que destacou a administração feita pelo docente, marcada pela priorização de aspectos democráticos, participativos, inclusivos e pelo desenvolvimento de parcerias institucionais. 

David também foi indicado pelo Conselho Superior para falar em nome de todos os homenageados. Com mais de 30 anos como servidor da UFJF, o professor destacou que, por oito anos, foi o responsável por fazer a entrega da honraria aos homenageados e que, agora, estar recebendo a medalha é um reconhecimento feito pela Facc e pela UFJF.

Peterson Andrade (ao centro), professor do Instituto de Ciências da Vida, de Governador Valadares, recebeu a medalha pelo papel à frente da direção geral do campus avançado para melhorias da infraestrutura e fortalecimento de parcerias com a sociedade civil (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Eu tenho que agradecer aos meus colegas da faculdade que lembraram do meu nome e eu acho que é importante dizer que toda a trajetória que eu tive na Universidade, o que me fez merecedor de receber essa comenda foi graças ao apoio que eu sempre tive e ao companheirismo de todos os meus colegas, professores, professoras, técnicos, técnicas e dos próprios estudantes, nessa caminhada onde o grande objetivo foi ajudar a construir uma universidade pública cada vez melhor”, ressaltou David.

Professor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), do Campus de Governador Valadares, o docente Peterson Andrade também foi homenageado. Sua trajetória como diretor geral do Campus Avançado de GV foi celebrada durante o evento, que destacou os avanços na melhoria da infraestrutura e o fortalecimento das parcerias com a sociedade civil de Governador Valadares. 

“O momento mais importante nesses 11 anos que estou na UFJF foi a entrega do prédio de Ciências Básicas da Vida e da Fisioterapia, com espaços exclusivos para estudantes e toda a comunidade acadêmica. Foi uma luta muito grande para conseguir esse espaço e um momento muito feliz. É uma honra muito grande. Então representar esses professores e técnicos de Governador Valadares representa uma grande satisfação para mim.”

A médica e professora da Faculdade de Medicina, Sandra Tibiriça (de amarelo), classificou o reconhecimento como uma das maiores emoções de sua vida acadêmica (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A médica e professora da Faculdade de Medicina da UFJF, Sandra Helena Tibiriçá, também recebeu a medalha. Foi na própria UFJF que Sandra concluiu o curso de Medicina e, anos depois, se tornou servidora na Instituição. Durante sua trajetória, dedicou-se à cardiologia pediátrica, realizou residência médica em pediatria e terapia intensiva e cursou doutorado em Saúde Brasileira, pela UFJF. Além disso, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa com destaque em investigação epidemiológica, de extensão em práticas educativas e educação permanente em atenção primária à saúde. 

“Essa é uma das maiores emoções da minha vida acadêmica. A UFJF é a minha casa. Foi na Universidade onde eu tive a oportunidade de me formar como médica e docente, que são duas grandes paixões da minha vida. Aqui estão as minhas raízes, onde eu aprendi tudo o que sei como profissional, aprendi a amar os meus estudantes e pacientes. E eu espero poder devolver de alguma forma para a sociedade e para a própria UFJF essa imensa alegria que eu tive esses anos todos. ”

In Memoriam
A medalha foi concedida in memoriam ao professor Saulo de Freitas Araújo, que atuou no Departamento de Psicologia UFJF e foi diretor do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt (Nuhfip). A indicação foi feita pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH). Além dele, também foi homenageado o professor Carlos Alberto Mourão Júnior, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A viúva do professor, Janice de Oliveira Ferreira Mourão, foi quem recebeu a medalha em representação ao seu esposo, falecido em dezembro de 2023. O ingresso na UFJF foi em 2006. 

Janice Mourão (terceira da esquerda para a direita), viúva do ex-professor do Instituto de Ciências Biológicas, Carlos Alberto Mourão Júnior, homenageado in memoriam, destacou o trabalho incansável dele em dedicação à UFJF e sua trajetória inspiradora (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em seu vasto currículo, só na UFJF, se graduou em Medicina, Gestão Hospitalar e Filosofia Moderna e Contemporânea. Além disso, foi mestre em Comportamento Animal. O professor possui outras especializações em demais instituições pelo Brasil. É autor de cinco livros e coautor de outros cinco. Publicou mais de cem artigos científicos, sete capítulos de livros, cinco textos em jornais e revistas e 67 resumos em anais de eventos científicos. Ao longo de toda a sua carreira, foi aprovado em sete concursos públicos. Dedicou toda a sua vida de forma ativa na área de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Janice destacou o trabalho incansável do professor em dedicação à UFJF e aos estudantes da Instituição. “Ele sempre foi uma pessoa muito boa, gostava de fazer caridade. Além disso, ajudava muito os alunos e lutou por esses estudantes. A Universidade era a vida dele e eu fico muito emocionada em receber essa medalha em nome dele porque é uma trajetória inspiradora para muitas pessoas.” 

Medalha JK
Criada em 2003, a Medalha JK é um reconhecimento da relevância do trabalho de quem esteve ou ainda está contribuindo para a Instituição. A menção a JK se deve ao fato de o presidente ter assinado, em 1960, o ato que concedeu o status de Universidade à Instituição, que teve início com a Faculdade de Direito, em 1923.

A indicação dos agraciados para receberem a Medalha é feita pelas unidades acadêmicas da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, e pela Administração Superior.