A HU Revista está completando 50 anos. Publicação científica oficial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o periódico possui qualificação B3, conforme a avaliação Qualis/Capes (2017-2020). Além disso, é considerada diamante pela plataforma Miguilim, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Tais conquistas reforçam o papel da revista como veículo de divulgação científica, ampliando o alcance dos artigos publicados.

Criada em 1974, como HE Revista, tinha como missão divulgar à comunidade científica o conhecimento gerado pelas pesquisas do então Hospital Escola e da Faculdade de Medicina da UFJF. Até 2016, era impressa e foi trimestral até 2019, passando a adotar publicação contínua em 2020. O fluxo editorial da revista é feito pelo Open Journal System (OJS) e o periódico conta com um comitê editorial multiprofissional, composto por profissionais das áreas das Ciências da Saúde, Ciência da Informação e Ciências Humanas.

Nos últimos anos, a HU Revista modernizou seu formato e se adaptou às demandas do meio digital. Para tanto, investiu em sua presença digital nas redes sociais e criou um formato de visual abstract para ampliação da divulgação científica. Com foco na democratização da ciência, o periódico se posiciona como um canal para a divulgação das produções acadêmicas de Minas Gerais e outras regiões do Brasil, além de países como Itália, México e Portugal, destacando-se como publicação do Movimento Ciência Aberta.

A revista é também indexada em importantes bases de dados, como Lilacs, Doaj, Google Acadêmico, OasisBR e LatinIndex. Apesar dos desafios enfrentados ao longo do caminho, a HU Revista consolidou-se como uma importante publicação na área de saúde, representando o compromisso contínuo do HU-UFJF com a ciência e a educação.

Cerimônia reuniu equipe editorial e ex-colaboradores, além da comunidade acadêmica e hospitalar (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)

Comemoração
Em comemoração ao cinquentenário, uma cerimônia reuniu equipe editorial e ex-colaboradores, além da comunidade hospitalar e acadêmica no último dia 11 de dezembro, no HU Santa Catarina. A mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria, do superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, e do gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa. 

O superintendente lembrou dos momentos difíceis da revista, inclusive com crise de financiamento, sem recursos até para a impressão. “O desafio era mantê-la viva, mas a revista foi, mesmo nessa época, um caminho de publicação às residências médicas, e era obrigatória para os residentes a publicação da monografia final. Várias pessoas contribuíram, e graças a elas, o HU-UFJF é um dos poucos hospitais da rede Ebserh que possui uma revista vinculada ao hospital, o que é muito importante para os alunos e residentes”, ressaltou Araújo.

Para Corrêa, celebrar cinco décadas da HU Revista de modo ininterrupto é mais que comemorar um marco na produção científica regional. Ele destaca o papel relevante do periódico como ponte entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, promovendo o conhecimento e divulgando a ciência. 

Convidados destacaram desafios vencidos, resistência e conquistas do periódico (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)

 “Apesar dos desafios enfrentados, temos que celebrar as conquistas, avanços e vitórias. A HU Revista se consolidou como importante publicação na área de saúde, crescendo e atingindo alcance nacional. A colaboração de profissionais de instituições e áreas diferentes possibilita que o periódico se mantenha atual e focado nas melhores práticas de editoração científica, assegurando qualidade nas publicações.”

 Priscila, por sua vez, complementou com a afirmação de que comemorar os 50 anos do HU Revista é comemorar o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento e a promoção da ciência. “Esse é um momento de grande alegria e reconhecimento das conquistas, inovações e aprendizagens que marcam a nossa trajetória. É a consolidação de uma história em que a Universidade entende a importância da pesquisa e do ensino.”

 Após a mesa de abertura, houve duas rodas de conversa com ex-editores e colaboradores da HU Revista, mediadas por José Otávio Corrêa e pela professora Ligia Menezes do Amaral. Também foram exibidos dois vídeos, um contando a história da HU Revista e outro com depoimentos de autores que tiveram seus artigos como os mais baixados no portal da revista.

 Confira o vídeo