José Honório, 83, foi um dos pacientes atendidos e afirma: “espero conseguir enxergar muito bem daqui para frente” (Foto: divulgação)

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou dois mutirões de cirurgia de catarata nos dias 15 de novembro e 7 de dezembro no HU Dom Bosco.

Ao todo, foram 20 cirurgias, que seguiram o padrão de excelência estabelecido e garantiram um atendimento de qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com rigor na assepsia e uso de materiais adequados.

O mutirão está inserido no projeto “Ebserh em Ação”, que reúne outros 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. No sábado, 14, acontece o “Dia E”, momento em que todas as unidades farão um balanço da campanha.

Responsável pelo mutirão, Nicole Larivoir (esquerda) ressalta que a intenção foi acelerar o acesso à cirurgia para quem aguardava pelo procedimento (Foto: divulgação)

“Nosso objetivo foi acelerar o atendimento daqueles que aguardavam a realização da cirurgia, demonstrando o compromisso com a saúde ocular da comunidade”, declara Nicole Larivoir, oftalmologista do HU-UFJF, responsável pelo mutirão. Além da médica, participaram residentes, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Em condições normais, alcançamos o número de 10 cirurgias de catarata por semana, o que nos permite ter uma média anual de aproximadamente 500 cirurgias”, complementa Nicole ao falar do trabalho da equipe ao longo do ano.

Além do grande volume de atendimentos, o mutirão permite que residentes tenham um contato mais intenso com a rotina hospitalar. Lara Dutra, residente R3 de Oftalmologia, nunca havia participado de um evento desse porte. Ela comenta que “são raros os residentes com a oportunidade de participar de um mutirão ao lado do preceptor, aprendendo com ele e vendo como funciona essa estrutura de atendimentos com segurança”. Além disso, é uma chance de treinar habilidades como agilidade no atendimento, na troca de salas e no uso de instrumentais, o que está mais conectado com a realidade do dia a dia. “Nessa fase final da residência, a gente alcança uma maior agilidade e facilidade para operar”, pontua Lara.

Para a residente Lara Dutra, participar do mutirão representa oportunidade de treinar habilidades (Foto: divulgação)

Entre os pacientes atendidos estava José Honório, de 83 anos. Ele já havia realizado a cirurgia do olho direito seis meses antes, também no HU. “Minha recuperação do primeiro olho foi muito rápida, espero conseguir enxergar muito bem daqui para frente”, diz o aposentado com um sorriso no rosto.

Catarata

A catarata é uma condição relacionada ao envelhecimento natural dos olhos, causando a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Para ajudar na prevenção, orienta-se a adoção de uma alimentação saudável e o uso de óculos com proteção UV durante a exposição ao sol.

A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil, representando cerca de 50% dos casos, sendo prevalente entre os idosos. A maioria das cataratas pode ser tratada com cirurgia, na qual o cristalino é removido e substituído por uma lente artificial. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação leve, e não é dolorosa.

Sobre a Ebserh

O HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Equipes envolvidas nos mutirões de 7 de dezembro (esquerda) e 15 de novembro (direita) (Fotos: divulgação)