O reconhecimento pelo trabalho de ofertar cultura e literatura gratuitamente para a comunidade valadarense ultrapassou os agradecimentos feitos pelos leitores nas retiradas e entregas de livros do “Espaço Ler e Saber”. A biblioteca comunitária, iniciativa do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), recebeu moção de aplausos da Câmara Municipal de Governador Valadares.
De autoria da vereadora Gilsa Santos, a moção é um instrumento de “gratidão e reconhecimento”, que destaca a relevância da biblioteca como espaço de convivência, troca de saberes, leitura e preparação para concursos.
A ação foi recebida com muita alegria pelas servidoras que atuam na causa desde quando o projeto era ainda uma ideia. “Ela significa o reconhecimento do trabalho e do espaço voltado totalmente para a comunidade, com a intenção de promover e incentivar a leitura e a socialização. O poder público só confirma que o projeto atingiu seu objetivo e nos motiva a continuar trabalhando em prol da comunidade”, destaca a bibliotecária do campus GV, Aline Costa.
Em coro, a produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho, complementa sobre a importância da moção no contexto da cidade e comenta os desafios do fomento à leitura no país: “é um importante reconhecimento da estruturação de uma biblioteca comunitária em uma cidade onde há poucos e centralizados equipamentos culturais. Neste ano, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que perdemos quase sete milhões de leitores nos últimos quatro anos. São inúmeros os fatores que levam a isso, entre eles a pandemia, que impactou diretamente a vida dos estudantes, onde o amor e a rotina junto à leitura começam”.
Ainda segundo Flávia, uma biblioteca comunitária, em um bairro não central, é uma ferramenta importante para motivar e cativar novos leitores. Ela compartilha novos projetos para o espaço, de forma que o propósito alcance ainda mais pessoas: “nossa proposta é que a biblioteca também ofereça outras ações educativas e isso nos traz resultados mais a longo prazo. Por isso a importância de uma ação entre a universidade e a instituição SSVP, pois torna o trabalho mais duradouro”.
Vetor de cultura e literatura em Governador Valadares
Idealizada pelo projeto Vamos Ler!, do campus GV, a biblioteca foi inaugurada em 2022, e, desde então, disponibiliza 320 livros para as comunidades do bairro São Pedro e entornos. O local tem como diferencial um acervo variado, diversificado tanto em questão de gênero literário quanto de faixa etária. São exemplares de contextos como literatura infanto-juvenil, ficção e romances, mas que também contemplam obras cobradas em vestibulares do país, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Os títulos abordam ainda questões raciais e sociais, além de produções de autores como Conceição Evaristo, que resgata a ancestralidade e discute temas de importância ímpar.
A biblioteca é aberta ao público todas as quintas-feiras, entre 18h30 e 19h30. Também é possível fazer agendamento através do e-mail: projeto.ler.saber@gmail.com. O espaço também recebe e avalia doações de livros para o acervo. Basta fazer contato pelo whatsapp (33) 99966-6450 para saber mais.
O espaço fica localizado à Rua Israel Pinheiro, 596A – São Pedro.